Ufes retoma aula presencial para 2.500 alunos nesta quarta

Semestre é o primeiro em que os ensinos híbrido, remoto e presencial serão usados em todas as unidades da universidade

Marcos Barcelos, do jornal A Tribuna | 03/11/2021, 09:55 09:55 h | Atualizado em 03/11/2021, 09:56

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00105786_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00105786_00.jpg%3Fxid%3D253516&xid=253516 600w, Campus da Ufes em Goiabeiras
 

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) inicia nesta quarta-feira (03) o segundo período letivo com o modelo híbrido de ensino (remoto e presencial) e, com isso, cerca de 2.500 universitários vão reencontrar os seus professores e colegas de classe.

O semestre 2021/2 será o primeiro em que a universidade utilizará o ensino híbrido amplamente, sendo válido para todas as unidades da Ufes, exceto Maruípe, que já adota esse método desde o semestre passado. 

A medida segue a Fase 3 do Plano de Contingência da Ufes, um conjunto de orientações a serem seguidas durante a pandemia de covid-19

A pró-reitora de Graduação, Cláudia Gontijo, afirma que, nos cursos de saúde, todos os alunos terão as disciplinas teórico-práticas desde o princípio.

Cláudia reitera que a Ufes tem feito adequações em seus espaços para receber os estudantes nesse retorno, como a sinalização do  campus,  instruindo os estudantes a seguirem as medidas sanitárias de prevenção contra a  covid-19.

A pró-reitora Cláudia Gontijo ressalta que, caso o aluno ultrapasse o limite de 25% de faltas por problemas de conexão, ele terá de apresentar uma justificativa ao professor.

“Com isso, o docente poderá orientá-lo a fazer atividades substitutivas para suprir essas ausências, disponibilizando ao estudante os devidos materiais, como aulas gravadas e estudos dirigidos”.

As adequações feitas nos campi são ações fundamentais para a retomada do ensino híbrido e que vão continuar até o retorno 100% presencial

Cláudia Gontijo pró-reitora de Graduação da Ufes
 

No caso de um estudante ser diagnosticado com covid-19, a Ufes prevê que o aluno entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação com o atestado para que o colegiado de seu curso permita realizar as atividades em casa. 

De acordo com a universidade, caso o estudante tenha o seu pedido deferido e cumpra as atividades propostas pelo professor, as faltas poderão ser abonadas no período de afastamento.

Cláudia revela que o Conselho Universitário discutirá na próxima sexta-feira o retorno das atividades administrativas.

Hoje, retornam às atividades apenas os técnicos que operam e organizam as disciplinas teórico-práticas.

Recuperando o tempo perdido

No quarto período de Fonoaudiologia, a estudante Luiza Ignez França, de 18 anos, comemora o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido. Isso porque, quando começou a pandemia, em março de 2020, ela vivenciou apenas duas semanas na sala de aula.

“Foi bem traumático. Não sabia se a minha matrícula seria efetuada, se eu ia continuar na Ufes, mas o que mais me preocupou foi não me tornar tão boa profissional quanto os alunos que tiveram todas as aulas presenciais”, conta.

Luiza afirma que a expectativa está bem alta para o retorno. “Eu poderei, finalmente, recuperar esse tempo perdido, ajeitar a minha carga horária e o meu calendário para me formar em 2024 sem imprevistos”.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00105786_01/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00105786_01.jpg%3Fxid%3D253517&xid=253517 600w, Estudante Luiza Ignez França, de 18 anos
   

Quinze mil ainda em casa

O retorno das aulas presenciais que acontece hoje na Ufes contempla apenas um pequeno grupo de alunos, representando cerca de 20% do total de matriculados. 

A pró-reitora de Graduação da Ufes, Cláudia Gontijo, afirma que aproximadamente 15 mil estudantes ainda vão permanecer no modelo remoto de ensino.

“As áreas das engenharias, Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas e Econômicas terão retorno presencial apenas para os alunos finalistas e também estudantes que estão cursando há mais tempo e tiveram a sua conclusão retardada por conta da pandemia”.

Ainda de acordo com a pró-reitora, o retorno desses estudantes poderá acontecer no primeiro semestre de 2022, que tem início no mês de abril. 

Entretanto, para isso ocorrer, dependerá do avanço das medidas preventivas contra a covid-19 em todo o Espírito Santo.

“Este semestre termina em março de 2022 e já estamos estudando um retorno mais abrangente no período seguinte. Desta forma, poderíamos migrar para a Fase 4 do Plano de Contingência da Ufes, significando o fim do ensino-aprendizagem remoto temporário e emergencial (Earte)”.

SAIBA MAIS

Informações gerais

- A Ufes prevê o retorno de 2.500 estudantes hoje para as aulas no modelo híbrido de ensino, intercalando aulas presenciais e remotas.

- Cerca de 15 mil estudantes ainda deverão permanecer no ensino remoto, contemplando as áreas de engenharias, Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas e Econômicas.

- Dessas áreas, apenas alunos finalistas ou que tiveram suas conclusões de curso atrasadas por conta da pandemia serão adequados no modelo proposto.

- O modelo híbrido será destinado às disciplinas teórico-práticas e práticas, priorizando os alunos finalistas que precisem cumprir matérias cuja carga horária total não ultrapassa o limite previsto no projeto pedagógico do curso. As exceções são os estudantes das áreas de saúde, que terão disciplinas híbridas em qualquer período.

Procedimentos

- Se o aluno ultrapassar o limite de 25% de faltas por problemas de internet nas aulas remotas,  terá de apresentar justificativa ao professor para fazer atividades substitutivas.

- Caso o aluno tenha covid-19, deverá entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação com o  atestado para realizar atividades em casa.

Restaurante

- O Restaurante Universitário será reaberto, com o fornecimento de marmitas e talheres descartáveis. Para retirar a sua refeição, o estudante deverá fazer o agendamento um dia antes no site campusfood.ufes.br.

Bibliotecas

- As bibliotecas Central e de Maruípe estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Em Alegre, o funcionamento será das 9h às 15h, de segunda a sexta. Em Jerônimo Monteiro,  das 7h às 13h, também de segunda a sexta-feira.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: