Prefeitura capixaba avalia adiar provas do Enem 2020

| 14/01/2021, 15:16 15:16 h | Atualizado em 14/01/2021, 15:54

Uma das oito cidades no chamado "Risco Alto" para covid-19, conforme classificação do Mapa de Risco (elaborado pelo Governo do Estado), a cidade de Guaçuí avalia a possibilidade de não autorizar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (17). Caso a decisão seja adotada, os estudantes da cidade terão que fazer a prova em outra data definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A informação divulgada pela Prefeitura de Guaçuí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para a reportagem de A Tribuna.

Segundo a pasta, "está tudo preparado para a aplicação do Enem", mas, diante da classificação em risco alto até o próximo domingo, o município avalia a possibilidade de não autorizar a aplicação da prova, provocando o adiamento do exame na cidade.

A decisão da Secretaria de Educação, no entanto, ainda não é definitiva.

Um novo Mapa de Risco, que leva em consideração (dentre outros dados) a média móvel do número de óbitos, casos confirmados e pessoas internadas na UTI, será divulgado na próxima sexta-feira (15), para entrar em vigor apenas no dia 18 de janeiro.

Segundo o Portal G1, o Inep, responsável pela aplicação da prova, afirmou que ainda será definida uma data especial para essas cidades que considerarem perigosa a realização da prova durante a pandemia da Covid-19. Uma data prevista para fevereiro chegou a ser anunciada, mas depois a informação foi retificada.

Cidades avaliam o cenário

Procurada pela reportagem de A Tribuna, a Prefeitura de Cariacica informou que, na realização do Enem, apenas cede o espaço, já que não é organizado pelo órgão. A Prefeitura de Vila Velha, cidade que está em risco moderado, afirmou que o Enem será aplicado em seis escolas do município, com as instalações físicas adequadas conforme as normas das autoridades sanitárias para prevenção e combate da Covid-19.

Em Vitória, a prova também está confirmada. Nove escolas da capital receberão os candidatos: Álvaro de Castro Mattos (Jardim da Penha); Arthur Costa e Silva (Bairro República); Éber Louzada Zippinotti (Jardim da Penha); Izaura Marques da Silva (Andorinhas); Juscelino Kubitschek de Oliveira (Maria Ortiz); Maria Leonor Pereira da Silva (Santa Lúcia); Padre Anchieta (Ilha de Santa Maria); Professora Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro); e Suzete Cuendet (Maruípe).

A Prefeitura de Colatina (em risco alto) disse que aguarda a decisão do governo do Estado e do MEC. Em Mimoso do Sul, a prova se manterá na mesma data. Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, São Mateus e Marilândia, que também estão em risco alto para a Covid-19, não se pronunciaram até a publicação desta reportagem.

Já a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) informou que não fez pedido ao governo federal, no sentido de adiamento das provas do Enem. “Desde as inscrições, até a divulgação dos resultados, o processo é conduzido pelo Inep”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: