Mais de 50 mil voltam às aulas na rede particular

| 10/05/2021, 10:15 10:15 h | Atualizado em 10/05/2021, 10:34

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-05/372x236/alunos-com-distanciamento-durante-a-aula-presencial-a6e02362de5cf14cd1c704123aa179aa/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-05%2Falunos-com-distanciamento-durante-a-aula-presencial-a6e02362de5cf14cd1c704123aa179aa.jpeg%3Fxid%3D172456&xid=172456 600w, Alunos com distanciamento  durante a aula presencial, antes do decreto que suspendeu a modalidade

A partir desta segunda-feira (10), os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) vão poder retornar às salas de aulas nos 24 municípios classificados em risco alto de contágio da Covid-19.

Somente na rede privada, de acordo com o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Moacir Lellis, são mais de 50 mil alunos que devem voltar para as salas de aula.

As regras para o retorno serão as mesmas adotadas para os riscos moderado e baixo: as escolas devem garantir o distanciamento de um aluno a cada 1,5 metro. Se não for possível manter o distanciamento, exigido com o total de alunos em sala, a orientação é revezar a turma com 50% por dia.

“Essa liberação foi um alívio porque o segmento mais prejudicado (com a suspensão das aulas presenciais) foi a educação infantil e o fundamental I, esses alunos não se adaptam tanto as aulas online”.

“A expectativa é que na próxima semana possamos ir para o risco moderado e, então, liberar as aulas para os outros segmentos: fundamental II, ensino médio e superior”, completou Moacir.

Ao contrário da rede privada, na rede pública municipal, da Grande Vitória, somente Vitória afirmou retornar com as aulas hoje. Retornam os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (grupo azul). Já no próximo dia 17, ocorre a volta dos mesmos anos, mas do grupo laranja, além de crianças dos grupos 5 e 6 da educação infantil. Nos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis), não haverá revezamento entre as crianças.

Na Serra, a prefeitura informou que todas as unidades de ensino passarão por processo de preparação para o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido: presencial e online. Disse, ainda, que hoje, divulgará o calendário de retorno das aulas presenciais.

Em Vila Velha, a prefeitura informou que o ensino continuará no formato remoto, com aulas online. Já a Prefeitura de Cariacica disse que as aulas presenciais não retornam este mês. O município vai aguardar a evolução da vacinação para dialogar com os professores.

Por nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), disse que a decisão do governo foi “incoerente, desumana e gravíssima”.


SAIBA MAIS


Regras

  • O governo liberou, na última sexta-feira, o retorno das aulas presenciais nos municípios classificados em risco alto para alunos do ensino infantil e fundamental I (1º ao 5º ano).
  • São eles: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
  • Nesse caso, seguirão as mesmas regras do risco baixo e moderado.
  • Se não for possível manter o distanciamento exigido com o total de alunos em sala, a orientação é revezar a turma com 50% por dia.

Rede privada e Grande Vitória

  • De acordo com o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), cerca de 50 mil alunos que devem voltar para salas de aula.
  • Vitória vai retornar com as aulas nesta segunda-feira. Na Serra, o calendário para retorno deve ser divulgado hoje.
  • Viana retorna dia 18 de maio, de forma escalonada, com rodízio entre presencial e atividades remotas.
  • Vila Velha e Cariacica permanecem com as aulas remotas.

Fonte: Governo do Estado e prefeituras consultadas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: