Estado tem 49 mil na briga do Enem

| 24/01/2021, 11:36 11:36 h | Atualizado em 24/01/2021, 11:46

Estudantes de todo o País voltam neste domingo (24) aos locais de prova para o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nesta etapa, serão 45 perguntas sobre matemática e ciências da natureza, que engloba as disciplinas de química, física e biologia.

No Estado, são aguardados, pelo menos, 49 mil candidatos. Este foi o número de presentes no primeiro dia de exame, no último domingo.

O primeiro dia de provas chamou a atenção pelo número elevado de faltas. No Estado, dos 104.532 inscritos, mais da metade faltou, ou seja, 54.844 (52,5%).

Neste domingo a duração da prova é menor. Os portões abriram às 11h30 e fecham às 13h. Já as provas começam a ser aplicadas às 13h30, sendo que os candidatos têm até às 18h30 para terminar. Ao todo, são 251 locais de prova distribuídos em 38 municípios, segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Além da caneta esferográfica de tinta preta e documento de identificação com foto, um outro item se tornou obrigatório neste ano: a máscara de proteção individual.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2021-01/372x236/enem-2020-faesa-b6786b3113000421acdc48345873d157/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2021-01%2Fenem-2020-faesa-b6786b3113000421acdc48345873d157.jpeg%3Fxid%3D159678&xid=159678 600w, Candidatos chegam em faculdade de Vitória para primeiro dia de provas

Assim como na primeira etapa do exame, quem for diagnosticado com a Covid-19 ou apresentar sintomas não deve comparecer ao local de prova.

É permitido levar álcool gel, lanche, água e outras bebidas – com exceção das alcóolicas. Os candidatos não podem portar nenhum aparelho eletrônico. Bonés, relógios e óculos escuros também estão proibidos. Eles devem ser mantidos dentro do envelope porta-objetos, que será disponibilizado na entrada da sala de provas.

Rodrigo Uliana Sarmento, coordenador do Ensino Médio do Centro Educacional Praia da Costa, comenta que o aluno deve ficar atento às regras e sair de casa com antecedência.

“O candidato já conhece o local de prova e o tempo gasto para chegar. Deve-se manter a mesma estratégia utilizada no primeiro dia para não ter imprevistos”, disse.

Em relação às questões da prova, ele explica que para o segundo dia, normalmente não há “pegadinha” nas perguntas. De acordo com o coordenador, o exame pretende que o candidato responda exatamente aquilo que está sendo pedido.

A preparação para a prova terminou ontem. É o caso dos alunos do pré-vest Homero Massena, que tiveram o último aulão com o professor de física Alef Amaral Campista.

Saiba mais

Aplicação das provas

  • Abertura dos portões: 11h30
  • Fechamento dos portões: 13 horas .
  • Início das provas: 13h30.
  • Término: 18h30.

Regras

  • Será proibida a entrada e a permanência nos locais de aplicação sem máscara de proteção contra a Covid-19. O uso será obrigatório.
  • Quem não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção será eliminado do exame.
  • O participante poderá levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia. As máscaras serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações.
  • No momento da identificação do candidato, será necessário abaixar a máscara. Os órgãos de saúde recomendam que a parte da frente da máscara não deve ser tocada e as mãos devem ser higienizadas antes de recolocar o acessório.

Higienização

  • Serão disponibilizados recipientes próprios com álcool em gel e, no banheiro, os participantes serão orientados a lavar as mãos com água e sabão, antes e após o uso.
  • A ida ao banheiro será permitida, desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção. As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro.

Alimentação

  • A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, deverão respeitar os protocolos de prevenção. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos.

Sala de provas

  • As escolas foram higienizadas antes da aplicação do exame e organizadas também para garantir um distanciamento social adequado.

Distanciamento

  • A distância entre participantes e aplicadores deverá ser respeitada em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais.

Grupos de risco

  • Pessoas do grupo de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) receberão tratamento diferenciado. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade.

Doenças infectocontagiosas

  • Pessoas com sintomas de Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas nos dias das provas não devem comparecer.
  • Devem solicitar a participação na reaplicação, mediante a apresentação de laudo médico. O pedido de reaplicação deve ser feito entre amanhã e sexta-feira, na Página do Participante.

Fonte: Inep.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: