X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Volta do comércio: Vinte mil lojas vão reabrir na próxima segunda-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Após 40 dias contabilizando perdas devido à crise causada pelo novo coronavírus, 20 mil lojas no Espírito Santo já se preparam para reabrir a partir de segunda-feira, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES).

Embora as regras para funcionamento das lojas ainda não tenham sido divulgadas, é essa a data prevista para que a reabertura do comércio seja autorizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Alfredo Chaves, Bom Jesus do Norte e Fundão, que têm risco alto de contágio pela Covid-19, e enfrentam restrições.

“A nossa expectativa era de que a reabertura tivesse sido autorizada a partir desta semana, mas os empresários foram frustrados pelas determinações do governo e vão ter mais alguns dias de prejuízo”, declarou o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Ele pontuou que a reabertura do comércio acontecerá a pouco menos de uma semana do Dia das Mães, comemorado neste ano em 10 de maio. “Depois do Natal, é a data mais importante para o comércio. Mas, as pessoas estão com medo de ir às lojas. Acredito que, para incentivá-las a garantir o presente da mãe e movimentar um pouco o comércio, devem surgir bons descontos.”

Além disso, os lojistas vão reforçar as medidas de higiene e normas de distanciamento visando a diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus.

A empresária Ana Luiza Azevedo, sócia de uma rede de óticas no Estado, garante que, além de medidas de distanciamento, a limpeza dos espaços será constante e que, uma vez manuseados, óculos, maquininhas de cartão, entre outros, serão higienizados imediatamente. “A prioridade é a segurança de nossos clientes e colaboradores”.

Enquanto as regras do governo do Estado não são divulgadas, o proprietário de lojas de móveis na Grande Vitória, Joanir Smarçaro, se prepara para reabrir tomando os cuidados propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O empresário Fabiano Fávero, proprietário de uma loja de materiais esportivos, também pretende redobrar as medidas de higiene e isolamento. “Apesar dos riscos, muitas famílias dependem do comércio para garantir sua renda”.


À espera das regras para o retorno

Imagem ilustrativa da imagem Volta do comércio: Vinte mil lojas vão reabrir na próxima segunda-feira
Empresária e funcionárias de loja preparam estabelecimento com todos os cuidados para evitar contaminação, além de mimos para clientes |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Proprietária de uma loja de roupas femininas em Jardim da Penha, Vitória, com mais de 40 anos de existência, a empresária Gilcea Prudêncio não vê a hora de o governo divulgar as normas para reabertura do comércio.

“Depois de tanto tempo em casa, a ideia é preparar alguma ação para receber os clientes, como um café da manhã especial. Tudo isso, claro, seguindo as regras de segurança e distanciamento.”

A gerente da loja, Nilcéa Prudêncio, e as funcionárias Neide Duarte e Laudicéa Barbosa, já estão preparando o espaço para a reabertura.

Além de limitar pessoas na loja, uso de máscara, álcool em gel, e limpeza constante dos ambientes são algumas ações que serão adotadas.


SAIBA MAIS Máscaras para funcionários e clientes


Abertura

  • A liberação total das lojas de rua e shoppings acontece a partir da próxima segunda-feira.
  • Até lá, valem as regras de funcionamento vigentes.

Regras

  • Os lojistas, bem como consumidores, terão que seguir regras para evitar aglomerações e, consequentemente, a transmissão do novo coronavírus.
  • As regras, assim como outros detalhes, serão anunciados até domingo, mas sabe-se que terá que ser evitado o contato físico e mantida uma distância de, pelo menos, 1,50m entre as pessoas.
  • O uso de máscara será obrigatório por funcionários e clientes.

Limpeza

  • Superfícies e objetos do estabelecimento, como móveis, maquinários e equipamentos, devem ser limpos com frequência, com hipoclorito de sódio ou álcool 70%.
  • Em lojas de roupas, a orientação médica é para que os clientes experimentem as peças utilizando máscaras e somente após desinfectar as mãos com álcool em gel 70%.

Fontes: Governo do Estado, Rúbia Miossi e João Evangelista.


Governo diz que detalha as normas nos próximos dias

A poucos dias do fim do decreto que suspende a abertura do comércio não essencial em alguns municípios do Espírito Santo, o governo do Estado ainda não divulgou as regras para funcionamento dos estabelecimentos.

Até então, a previsão é para que a abertura do comércio em todo o Estado seja autorizada a partir da próxima segunda-feira. A decisão, contudo, pode ser revista caso a situação do coronavírus se agrave, segundo o governador Renato Casagrande.

Conforme a assessoria do governador, o decreto vigente tem validade até domingo, e as novas regras poderão ser divulgadas até lá. A demora foi criticada pela empresária Claudia Júdice Folador, proprietária de um showroom de móveis em Vitória.

“Os prejuízos são incalculáveis. A parada não apenas provocou estagnação, como demissões foram inevitáveis.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: