Seis horas na fila para receber ajuda de até R$ 1.200
Escute essa reportagem

As filas para sacar o dinheiro do auxílio emergencial de até R$ 1.200 começou de madrugada, mesmo que agências da Caixa e lotéricas só abrissem no meio da manhã. Nesta segunda-feira (28), foi o primeiro dia de saques para quem não tem conta em banco.
Quem está tendo o benefício creditado na poupança digital aberta pela Caixa, só pode sacar o dinheiro de acordo com um calendário divulgado pelo banco, que leva em conta o mês de aniversário de quem vai receber. Hoje, é a vez dos nascidos em março e abril.
Para realizar o saque sem necessidade de um cartão em caixas eletrônicos ou casas lotéricas, antes, é preciso gerar um código por meio do aplicativo Caixa TEM, que vale por duas horas.
Quem indicou conta bancária ou está recebendo o auxílio emergencial em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.
Além dos que tentavam fazer o saque do dinheiro liberado, nas filas havia muita gente em busca de informação ou com dificuldades para acessar o Caixa TEM.
Desde a semana passada, o técnico em refrigeração Ronald Ribeiro tem acordado às 2 da madrugada para acessar o Caixa TEM, mas, até ontem, sem sucesso. Com o dinheiro liberado desde o último dia 20, decidiu ir a uma agência.
Ontem, na unidade do Parque Moscoso, em Vitória, ele foi um dos primeiros a chegar. “Sou autônomo, faço serviços para empresas e pessoas. Com essa pandemia, o serviço está só pingando. Quando trabalho uma vez por semana, já é uma bênção de Deus.”
Desempregado há dois anos
Na fila da Caixa Econômica de Jardim Marilândia, em Vila Velha, por seis horas, o montador de alambrados Flávio da Silva foi à agência para tentar sacar o auxílio emergencial do governo. Segundo ele, ontem seria o dia dele sacar, conforme o calendário divulgado.
“Estou com todos os papéis aqui, fui aprovado, espero sair daqui com o dinheiro, pois estou desempregado há dois anos e só tenho feito bicos para me manter.”

SAIBA MAIS
Calendário
Quem já recebeu a primeira parcela do auxílio na poupança digital poderá sacar o valor em dinheiro nas agências da Caixa e lotéricas.
- Terça-feira (28): para nascidos entre março e abril.
- Quarta-feira (29): para nascidos entre maio e junho.
- Quinta-feira (30): para nascidos entre julho e agosto.
- Segunda-feira (4): para nascidos entre setembro e outubro.
- Terça-feira (5): para nascidos entre novembro e dezembro.
Passo a passo para solicitar o saque no app “Caixa TEM”
- Baixe ou atualize o aplicativo “Caixa TEM” na loja de aplicativos do seu celular.
- Depois de atualizar, acesse o aplicativo e selecione a opção “Saque sem cartão”.
- Aperte a tecla “Entrar” e, em seguida, escolha a opção “Saque Auxílio Emergencial”.
- A seguir clique em “Gerar código para Saque”.
- Digite a sua senha de acesso ao aplicativo “Caixa TEM”.
- Após colocar a senha, um código será gerado e terá validade de duas horas. Então, faça o procedimento quando estiver indo fazer o saque.
- Anote o código gerado no aplicativo e vá até um caixa eletrônico ou na lotérica mais próxima.
- Se você optar pelo caixa eletrônico, digite o código no campo específico. Se optar pela lotérica, é só informar o código ao atendente.
Tire suas dúvidas
1 - Recebi o seguro-desemprego até abril. Quando acabar, posso receber o auxílio emergencial?
Sim, mas somente nos meses que não receber o benefício temporário. Por exemplo, se a última parcela do seguro-desemprego foi em abril, vai poder receber as parcelas do auxílio a partir de maio.
2 - Tinha trabalho com carteira assinada, mas não estou trabalhando no momento. Tenho direito a receber o auxílio?
Depende. Se não tiver recebido renda desse trabalho nos últimos três meses tem direito ao auxílio emergencial, mesmo sem ter dado baixa na carteira.
3 - Pedi o auxílio emergencial depois do pagamento da primeira parcela. Quando vou receber?
Quem estiver com problemas para fazer a inscrição e só conseguir fazer o cadastro no programa no meio do calendário de pagamentos terá direito às três parcelas do auxílio emergencial, mesmo que faça a solicitação depois do pagamento da primeira parcela de abril, segundo o Ministério da Cidadania.
4 - Não sei mexer com internet e usar o aplicativo, como posso fazer o meu cadastro?
Em último caso, o cadastro presencial para receber o auxílio emergencial pode ser realizado nas agências da Caixa.
CPF
- O CPF regular é obrigatório para quem precisa fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial voltado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e profissionais autônomos.
- Quem está com o documento irregular, pode fazer a regularização do CPF pela internet de forma gratuita, até para as crianças, e sem custo.
Pendências eleitorais
- Problemas com a Justiça Eleitoral estão sendo regularizados automaticamente. Se esse é o seu caso, não há necessidade de ir a uma agência da Receita. Os cadastros estão sendo atualizados de modo provisório, para evitar uma corrida aos postos da Justiça Eleitoral.
- Após a regularização na Receita Federal, o cidadão deve aguardar a atualização do CPF na base de dados do aplicativo da Caixa Econômica Federal, o que pode levar até 72 horas.
Nome da mãe
- Caso o nome da mãe de quem busca o auxílio esteja errado, a regularização de dados do CPF poderá ser feita online, pelo formulário eletrônico Alteração de Dados Cadastrais no CPF.
- Para os casos em que não for possível regularizar pelo site, pode ser feito via e-mail ([email protected]) ou presencialmente em uma das Unidades de Atendimento ao Contribuinte.
- A Receita Federal também ampliou a lista de serviços prestados de maneira virtual pelo “Chat RFB”. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Pendente de regularização
- Caso a situação conste como “pendente de regularização”, o contribuinte deverá apresentar a declaração de Imposto de Renda do ano que está ausente. O atendimento pode ser feito via e-mail ou presencialmente em uma das unidades.
- Caso a situação esteja como “suspensa”, a orientação é acessar por meio do formulário eletrônico, na aba “Alterações de dados cadastrais”. O bate-papo no site da Receita também está disponível para dúvidas.
CPF de crianças
- A solicitação para a inscrição no CPF pode ser realizada, gratuitamente, por meio do site da Receita Federal, em qualquer idade.
- É preciso preencher um formulário com nome, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor (caso tenha mais de 16 anos), RG ou certidão de nascimento, RG ou certidão do responsável e endereço.
- O número de inscrição é gerado no momento em que o CPF é solicitado, sendo possível imprimir o comprovante de inscrição.
- É necessário ainda enviar uma foto de rosto (selfie) de quem está tirando o documento ou do responsável segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), na qual deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível.
- Na hipótese de representação por tutor ou guardião, anexar também o respectivo termo de tutela/guarda.
- Também são aceitos carteira de trabalho, passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento.
Fontes: Caixa econômica, Receita Federal e pesquisa A Tribuna.
Comentários