Poder de decisão da compra de imóveis nas mãos delas

Pesquisa aponta que as mulheres são mais atentas ao lazer, à segurança e à proximidade da família, além de serem maioria na compra e locação

Verônica Aguiar, do jornal A Tribuna | 09/06/2023, 15:55 15:55 h | Atualizado em 09/06/2023, 15:55

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/140000/372x236/Poder-de-decisao-da-compra-de-imoveis-nas-maos-del0014213400202306091555/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F140000%2FPoder-de-decisao-da-compra-de-imoveis-nas-maos-del0014213400202306091555.jpg%3Fxid%3D561310&xid=561310 600w, Na foto, a servidora pública Juliana Dantas dos Santos, de 44 anos.
 

As mulheres são as que mais pesquisam para comprar ou alugar imóveis, de acordo com dados do DataZap+, empresa de inteligência imobiliária que analisa o mercado. 

Para o estudo, foram entrevistadas 7.623 mulheres, sendo 2.519 compradoras e 5.104 locatárias, em todo o País. Os dados foram colhidos de janeiro a dezembro do ano passado. 

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Entre os pontos que elas consideram importantes para a escolha estão as características do imóvel,  segurança da região e do imóvel, estrutura do empreendimento, proximidade de familiares e amigos e opções para lazer. 

O diretor de vendas da Argo Construtora, Emerson Lima, destacou que as mulheres priorizam mais se a nova moradia está próxima de familiares e amigos e se a localização oferece acesso fácil para locomoção. 

“Outros diferenciais que elas buscam são os espaços que os edifícios dedicam para o lazer, home office e cuidado com os pets, sem contar a proximidade ao comércio, serviços e faculdades.”

A pesquisa aponta que as mulheres são quem mais adquirem imóveis. Na compra, 45% do público é masculino e 55% é feminino. Já na locação, 33% do público é masculino e 67% é feminino.

Em relação à forma de pagamento para a compra de imóvel, 53% das mulheres pretendem pagar com financiamento imobiliário, 36% planejam pagar à vista, 20% por meio de permuta ou troca, 16% por meio de programas habitacionais, 8% por consórcio ou carta de crédito.

“A participação da mulher é extremamente ativa na compra do imóvel. Ela é o maior agente decisor”, disse o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES), Leandro Lorenzon.

Quando a decisão vai ser feita por um casal, segundo ele, percebe-se claramente a influencia da mulher na decisão de compra, seja para morar ou para os filhos. 

“Talvez por a mulher se ater mais aos detalhes, ela faz avaliação mais prática do imóvel. Muitas vezes, o homem não tem essa percepção tão refinada”, observou.  

Muitas vezes, por uma questão de composição da renda do casal, ela pode ser ou não a titular do imóvel. “Mesmo não sendo ela, certamente ela influenciou na decisão de compra”, garantiu.

Chance de investimento

“Nesse período de análise sobre o mercado imobiliário, percebi que adquirir um imóvel novo seria uma oportunidade para investimento, para além de ser meu próprio empreendimento”, comenta a servidora pública Juliana Dantas dos Santos, de 44 anos.

Para investir, Juliana comprou um apartamento de dois quartos no Jockey de Itaparica, em Vila Velha. “Consegui encontrar o imóvel ideal para mim e para os meus objetivos devido ao padrão de acabamento e à localização que eu desejava”, afirmou.

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Metodologia 

O estudo perfil do lead, do DataZap+, é feito por meio de abordagem on-line. A pesquisa quantitativa realizada a partir de questionário estruturado e de autopreenchimento foi realizada de janeiro a dezembro do ano passado. Para o estudo, foram entrevistadas 7.623 mulheres, sendo 2.519 compradoras e 5.104 locatárias, em todo o País.

Busca

No ano passado, o público que buscou imóveis no portal ZAP+ foi em sua maioria mulheres.

Na compra, 45% do público é masculino e 55% é feminino. 

Já na locação, 33% do público é masculino e 67% é feminino. 

Geração

Compradoras: em sua maioria são da  geração X. Nesse perfil, a média de idade é de 48 anos. 

Locatárias: cerca de 4 em cada 10 fazem parte da geração X. No entanto, esse perfil tende a ser mais jovem, uma vez que há uma concentração de 31% na geração Y. A média de idade é de 43 anos.

Público 

Geração Z: nascido até 1996 

Geração Y: nascido entre 1984 e 1995 

Geração X: nascido entre 1964 e 1983 

Geração BB: nascido até 1963

Renda 

Classe A: a partir de R$ 16.768,01 

Classe B: De R$ 4.458,01 a R$ 16.768

Classe C: de R$ 1.378,01 a R$ 4.458 

Classe D/E: Até R$ 1.378

Perfil

Compradora 

Geração Z: 3%

Geração Y: 19%

Geração X: 55%

Geração BB: 22%

Locatária 

Geração Z: 11%

Geração Y: 31%

Geração X: 42%

Geração BB: 16%

Estado Civil 

Compradora

Solteira: 25%

Casada: 54%

Divorciada: 17%

Viúva: 4%

Locatária

Solteira: 37%

Casada: 42%

Divorciada: 16%

Viúva: 4%

Fonte: DataZap+

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