X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Picape lidera venda de carros

A Fiat Strada superou modelos como o HB20 e o Onix e foi o veículo zero mais vendido no País no período de um ano, diz levantamento


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Picape lidera venda de carros
Fiat Strada foi o carro mais vendido em 2022 |  Foto: Divulgação

Em 2022, a picape Fiat Strada desbancou novamente carros populares e foi o veículo zero mais vendido  do Brasil. No total, foram 112.369 unidades comercializadas, segundo levantamento da consultoria Jato Dynamics. Na sequência, o Hyundai HB20 garantiu a segunda posição geral com 95.578 vendas. 

No ano passado, o mercado automotivo brasileiro emplacou 1.957.699 unidades de automóveis de passeio e comerciais leves. O resultado foi inferior aos dados obtidos em 2021, quando foram emplacados 1.974.402 veículos nestes segmentos. 

Leia também:

Mudança em pista para motos na Terceira Ponte
ES planeja construir rodovia nas montanhas para desafogar a BR-262

Dessa forma, a queda foi de 0,8%, conforme apontam dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De forma geral, os destaques foram a Fiat Strada, novamente o veículo mais vendido do País; o Hyundai HB20, que também permaneceu em segundo lugar, conforme aconteceu no ano anterior; e o Chevrolet Onix, que avançou uma posição entre 2021 e 2022. 

Ainda de acordo com os dados da Fenabrave, se considerado apenas o segmento de automóveis, o saldo é positivo em 1,2% em relação ao período de 2021, uma vez que, durante o último ano, foram registrados 1.576.960 emplacamentos.

Já o segmento de comerciais leves encerrou o último ano com um saldo negativo de 8,6% no comparativo com 2021. Nesse caso, foram 380.739 utilitários em 2022, contra 416.494 unidades emplacadas em 2021. 

Além dos três carros já citados, que voltaram a se posicionar entre os mais emplacados do Brasil, o Fiat Mobi e o agora aposentado Volkswagen Gol também figuraram na lista final dos mais vendidos de 2022.

O restante do grupo dos 10 carros mais vendidos do Brasil em 2022 conta com quatro SUVs e um único representante do segmento dos sedans. 

Ausência

 A ausência mais sentida na lista do Top 10, porém, é a do Jeep Renegade. A marca deu um tapa no visual do modelo no início do ano passado, reduziu a gama de opções e o deixou mais caro para abrir espaço para o veículo  Fiat Pulse. 

O resultado não podia ser diferente: queda no volume de emplacamentos, e apenas o quinto lugar do segmento com 51.318 unidades comercializadas.

O SUV da Stellantis, terceiro carro mais vendido de 2021, com 73.913 unidades vendidas, despencou em 2022 e foi apenas o 12º carro de passeio mais vendido do ano, atingindo o número de  51.398 emplacamentos.

Mais vendidos no País

Imagem ilustrativa da imagem Picape lidera venda de carros
|  Foto: Tabela

Leia também:

Gigante farmacêutica vai abrir mil empregos no ES
Veja o que muda com a suspensão do crédito consignado do INSS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: