X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Mais de 1 milhão no Estado volta a planejar viagens

Pesquisa aponta que 70% da população decidiu fazer turismo na primeira chance que aparecer, fruto do avanço na vacinação


O avanço da vacinação inverteu a expectativa  sobre o turismo, e a maioria da população capixaba e brasileira já planeja viagens para destinos dentro e fora do Estado, além do exterior. 

Uma pesquisa inédita do Boston Consulting Group (BCG) mostra que 70% dos brasileiros já decidiram que vão viajar na primeira oportunidade que tiverem. Considerando a população economicamente ativa no Estado, 1,4 milhão vão  “turistar” até o fim do ano.

Na mesma sondagem realizada há quase um ano, antes do início da vacinação no País, eram 76% aqueles que nem tão cedo pensavam em viajar, mesmo que para curtas distâncias. Segundo a pesquisa, dos turistas em potencial, 25% fariam a viagem de carro; e 45%, de avião; 26% querem ir para outro estado brasileiro; e 19%, para o exterior.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (Abav-ES), Rodrigo Stange, as agências capixabas já registraram grande aumento na procura, e locais como a Bahia e a região dos Lagos do Rio de Janeiro estão entre os mais desejados.

“O Espírito Santo está entre os 10 estados com maior crescimento nas atividades turísticas. No inverno, os destinos mais procurados foram Pedra Azul, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Caparaó, sendo que, para o próximo verão, os destinos da costa capixaba continuarão sendo os mais visitados por turistas”, disse Rodrigo.

Segundo ele, a procura por destinos internacionais também tem crescido, de acordo com a reabertura de fronteiras pelo mundo.

 A secretária de Estado do Turismo, Lenise Loureiro, frisou que a pandemia  aumentou a procura por destinos longe das aglomerações, como atrações do turismo rural.

 “Há uma busca por espaços na natureza, turismo de aventura, experiências em propriedades rurais. Há cidades capixabas que têm uma tradição gastronômica e cultural muito forte nesse sentido”, disse.

Neste modelo, os locais que têm registrado maior procura dos turistas de dentro e fora do Estado, segundo Lenise, estão parques como o de Pedra Azul, em Domingos Martins, e da Fonte Grande, em Vitória, além de Itaúnas, no Norte.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 1 milhão no Estado volta a planejar viagens
A empresária Simone Pavan de Almeida, de Vitória, vai fazer a primeira viagem internacional após a reabertura de fronteiras |  Foto: Divulgação

Vacina e viagem internacional

Depois de conhecer 25 países antes da pandemia, entre eles Israel (foto),   a empresária Simone Pavan de Almeida, de Vitória, vai fazer a primeira viagem internacional após a reabertura de fronteiras. 

Ela já está imunizada contra a covid-19 e embarcará hoje para Paris, na França. “Fui para Gramado, que foi a primeira viagem depois da pandemia, e estava muito ansiosa. Fiquei aguardando que pudesse voltar a abrir os lugares, para quem estivesse vacinado. Quando a França divulgou que voltaria a receber brasileiros, já fiz a reserva”, disse Simone, que vai passar 10 dias na capital francesa.

E não para por aí: em abril, ela já tem viagem marcada para os EUA.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: