X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Lojas, bares e hotéis vão aceitar moedas virtuais

Aplicativo vai permitir pagamento com bitcoin e ethereum, por exemplo, em 1,5 milhão de estabelecimentos comerciais no País


 

Imagem ilustrativa da imagem Lojas, bares e hotéis vão aceitar moedas virtuais
Símbolos das moedas digitais: 30 milhões de usuários vão poder utilizar |  Foto: Canva

Cerca de 1,5 milhão de lojas, hotéis, bares, ambulantes e outros tipos de comércios em todo o País poderão fazer transações utilizando criptomoedas.

O PicPay entrou no universo dos ativos digitais e está permitindo que seus clientes comprem, vendam e armazenem criptomoedas, que são as moedas digitais como bitcoin e ethereum, por exemplo. 

A fintech de origem capixaba diz que até o fim do ano seus parceiros comerciais e toda a sua base de clientes poderão fazer transações, pagamentos e transferências usando  as criptomoedas para isso.

Além de possibilitar a compra e venda de bitcoin e ethereum, a empresa vai negociar a  USDP, uma stablecoin lastreada em dólar e que é  emitida pela startup Paxos.

A diferença entre as moedas digitais, como bitcoin, e as stablecoins é que essas são criptomoedas que possuem valor estável e buscam manter uma estabilidade de valor parecida com a de reservas de  dinheiro, como o dólar americano, por exemplo. 

Já a bitcoin e a ethereum têm seu valor baseado na escassez do ativo e no volume de procura e negociações.

O próprio PicPay planeja criar a sua stablecoin ainda este ano. A moeda digital será lastreada em real, na proporção de valor de um para um, e permitirá que o PicPay seja utilizado como forma de pagamento no mundo todo, em qualquer lugar que aceite carteiras de moedas digitais.

“O PicPay é um dos players mais disruptivos em meios de pagamentos do Brasil e nosso objetivo é liderar a popularização do mercado de cripto, eliminando a complexidade que ainda é associada a ele e ampliando a informação sobre o tema”, destaca Bruno Gregory, executivo de negócios de Cripto e Web3 do PicPay.

As negociações das criptos serão disponibilizadas aos poucos  para os 30 milhões de usuários ativos da fintech.  As negociações podem ser feitas a partir de R$ 1 diretamente no aplicativo da empresa.

A carteira  é operada em parceria com a Paxos, empresa americana de infraestrutura de blockchain  que atuará como corretora e provedora de custódia. Ela  também opera as transações de criptos da Nubank e do Mercado Livre.

O PicPay disse que a dinâmica de como as transações com as moedas digitais irão ocorrer no dia a dia, entre os comércios e os clientes, ainda está em desenvolvimento, mas garante que a possibilidade de uso das criptomoedas para todos os clientes vai estar disponível até o fim do ano.

Comércio enxerga com bons olhos

A  possibilidade do acesso de clientes aos meios digitais de pagamento e novos produtos financeiros é bem recebida pelo mercado, de acordo com o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio), José Carlos Bergamin.

Ele  declara  que estimula o comércio a aderir ao modelo, e que considera que isso possibilitará o crescimento dos negócios à medida  que o formato pode agilizar de maneira segura as transações, ampliando os meios de pagamento, além de trazer economia de tempo, facilidade e aproximando  clientes e negócios.

“É nítido que passamos a conviver cada vez mais com múltiplas formas de pagamento e o comércio precisa operar com todas, visando atender as preferência do consumidor”, comenta Bergamin.

Mas ele alerta que o comércio ainda acha cedo avaliar o impacto do uso de criptomoedas no dia a dia para pagamentos e transações, principalmente quando existem outras opções já consolidadas que são oferecidas hoje, como o Pix.

Especialista alerta para riscos com ativos digitais

Apesar da empolgação com a possibilidade da compra mais simplificada das criptomoedas, é preciso entender que os ativos digitais sofrem com a flutuação do mercado, o que faz com que seu valor mude diariamente.

Especialista em criptomoedas,  Marcos Varela alerta que as pessoas devem entender que, para começar a investir em moedas digitais, jamais deve-se tirar o dinheiro de contas, como  o aluguel, por exemplo, para fazer o investimento, principalmente os considerados arriscados.

“Invista, sim, em criptos, mas com o dinheiro que te sobra”, aconselha Varela.

Entenda

O que são criptomoedas

- A  moeda digital ou criptomoeda é um tipo de dinheiro, assim como real ou dólar, com a diferença de ser totalmente digital.

- Além disso, ela não é emitida por nenhum governo, como no caso de real, dólar, euro, entre outras.

Diferença das stablecoins

- Essas são as criptomoedas que possuem lastro em outros ativos, como moedas fiduciárias, commodities e até mesmo outras criptomoedas.

- Para cada stablecoin gerada, o emissor deve contar com uma reserva equivalente em caixa.

Para que servem

- As criptomoedas podem ser usadas com a mesma finalidade do dinheiro físico em si.

- Pode servir como meio de troca, facilitando transações comerciais.

- Reserva de valor, para a preservação do poder de compra no futuro.

- Unidade de conta, quando produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela.

Variação de valor das criptos

- O preço das moedas digitais varia segundo a lei da oferta e da procura.

- Na época em que as criptomoedas ganham mais atenção, é normal que elas sejam mais procuradas pelos investidores, o que amplia o volume de compras e, consequentemente, os preços tendem a subir.

Fonte: Infomoney, Forbes e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: