X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Jurong perto de fechar contrato e criar mais 2 mil empregos

O Estaleiro é especializado na construção de embarcações


Imagem ilustrativa da imagem Jurong perto de fechar contrato e criar mais 2 mil empregos
Estaleiro Jurong pode gerar 2 mil vagas de empregos |  Foto: Estaleiro Jurong Aracruz

Especializado na construção de embarcações, o Estaleiro Jurong também pode participar do chamado descomissionamento (desmontagem) da plataforma FPSO Capixaba, no Campo Jubarte.  

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, Ricardo  Pessanha,  em entrevista na última semana,  a empresa está em “vias de assinar contrato” para o projeto e com isso criar mais 2 mil empregos.   

A FPSO Capixaba começou o descomissionamento no ano passado e produziu recentemente  seu ultimo barril de óleo, após 16 anos de operação. O descomissionamento da plataforma custará US$ 1,1 bilhão, em um processo complexo que deve ser finalizado  em outros países, como Índia ou Turquia. 

O diretor da SB2 Engineering & Partnerships, Hugo Marques, afirmou que o descomissionamento de uma plataforma é realizado em etapas, sendo a primeira delas a de desconexão dos poços, dos  plugues. Como ocorre no mar, há um processo de engenharia especializado.

No caso da plataforma Capixaba, essa parte está sendo concluída. A próxima etapa  será de  desancoragem da plataforma, para que seja então rebocada  para  outro local.

PLATAFORMA

Uma das opções, nesse caso, segundo fontes ligadas à área, é que a plataforma seja  levada ao Estaleiro Jurong para passar pelo processo de descontaminação, que é a limpeza do óleo, e desmontagem de equipamentos maiores. 

Caso o estaleiro Jurong participe do processo, isso pode gerar entre 350 vagas de empregos diretos, podendo chegar a 2 mil na cadeia.

Em novembro de 2021, a Petrobras concluiu a remoção das três plataformas fixas (PCA-1, PCA-2 e PCA-3) no campo de Cação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: