X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Empresas terão de contratar se horário de verão for retomado

Decisão sobre o tema deve ser tomada até o final deste mês


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Empresas terão de contratar se horário de verão for retomado
Vervloet prevê aumento de 10% nas vendas em bares e restaurantes |  Foto: Leone Iglesias — 21/10/2023

A volta do horário de verão deve ser decidida até o final do mês. Caso se confirme, haverá um incremento nas vendas e, consequentemente, será necessário reforçar o time de empregados, a exemplo de bares, restaurantes, casas de shows e academias.

Na última quinta-feira (19), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que a decisão final sobre o retorno será tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em até 10 dias.

O horário de verão, que consiste em adiantar os relógios em uma hora, está sendo cogitado como uma forma de economizar energia durante o período de estiagem que o Brasil enfrenta.

Inicialmente, a proposta foi sugerida pelo próprio ministro, que mencionou tanto aspectos econômicos quanto de economia de energia nessa decisão.

O relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou que é prudente e viável a volta do horário de verão. Esse estudo considera o planejamento para os anos de 2025 e 2026.

Presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Rodrigo Vervloet é favorável à volta do horário de verão.

“Estamos felizes com essa mudança de horário, caso essa seja a decisão do governo federal. A gente vem lutando por isso desde a época que ele foi extinto. A gente quer que as pessoas convivam mais, vivam mais a cidade e o dia”, disse Rodrigo Vervloet.

Ele estima que, com o horário de verão, haverá um incremento nas vendas em cerca de 10%.

“Se houver esse aumento, será necessário reforçar o quadro de funcionários conforme a demanda, com vagas para toda a cadeia, como garçons, cozinheiro, auxiliares de cozinha, por exemplo”.

Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Fernando Otávio Campos destaca que existe um impacto maior, que pode ser relevante, em bares e restaurantes em que se estica o fim do expediente com um happy hour.

“Também aumenta o consumo e demanda por atividades de rua e praias, como consumo de sorvetes, quiosques, fast food e academias”.

Para o turismo, como Fernando Otávio destaca, amplia a qualidade do dia do turista, que tem mais tempo para aproveitar o que o Estado tem de melhor: sol, praia e gastronomia.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: