X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

5.5 milhões ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda

O prazo termina no dia 31 de maio


A expectativa da Receita Federal é de que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o dia 31 de maio, quando se encerra o prazo e começam as restituições.

Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim desta data deverá pagar multa de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido. O valor mínimo da multa é de R$165,74.

A taxa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O DARF da multa pode ser emitido pelo programa do imposto de renda ou pelo e-CAC, na opção Meu Imposto de Renda.

Como declarar

A declaração pode ser feita:

I - Pelo computador, por meio do Programa Gerador da Declaração, disponível no site da Receita Federal. (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf)

II - Pelo computador, pelo serviço "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da RFB, disponível no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual)

III - Pelos dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, mediante acesso ao aplicativo "Meu Imposto de Renda", o qual encontra-se disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, e App Store, para o sistema operacional IOS.

Restituições

Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições, se tiverem direito a ela.

Elas começarão a ser pagas agora em maio. Veja o cronograma abaixo:

> 1º lote: 31 de maio

> 2º lote: 30 de junho

> 3º lote: 30 de julho

> 4º lote: 31 de agosto

> 5º lote: 30 de setembro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: