É possível dar fim aos cabelos oleosos

Por Luciana Pimentel

Você acorda, lava e seca o cabelo e no meio da tarde ele já começa a dar os primeiros sinais de oleosidade? Calma que tem solução. O AT em Família conversou com especialistas e descobriu como manter os fios com aspecto limpo por mais tempo.

A dermatologista Thaiz Rigoni lembrou que algumas pessoas têm produção de óleo mais aumentada do que outras.

“Muitas vezes geneticamente determinada ou por uso de alguma medicação ou doença. Mas normalmente os cabelos ficam oleosos por demora na lavagem, principalmente nas pessoas que fazem escova com frequência”, destacou Thaiz.

A médica destacou que alguns fatores também ajudam a piorar a oleosidade, como o estresse, o clima frio, o uso de hormônios masculinos ou o hiperandrogenismo (distúrbio endócrino comum das mulheres em idade reprodutiva caracterizado pelo excesso de andrógenos, como a testosterona).

A farmacêutica e tricologista Régia Petterle salientou que uma boa alimentação e atividade física ajudam a manter os fios com aspecto mais saudável.

“Alguns procedimentos podem melhorar os fios, como a reposição lipídica e a hidratação com LED e o uso de produtos adequados para cabelos oleosos. Em cabelos mais finos, o tratamento com tioglicolato de AMP pode organizar suavemente esta fibra, dar corpo ao cabelo e deixar os fios soltos e brilhantes”, destacou a especialista.

Thaiz Rigoni ressaltou que, para evitar que os fios fiquem oleosos, é importante lavar os cabelos em dias alternados, já que o excesso de óleo pode causar até caspa.

“Quem tem o couro cabeludo muito oleoso, ou mesmo caspa, deve usar xampus apropriados, como os antirresíduos e os anticaspa. O xampu a seco pode ajudar em casos de emergência, mas é importante lembrar que ele não lava, apenas diminui o aspecto oleoso”.