É para você papai!

Gabriela Rebello (Foto: )
Gabriela Rebello (Foto: )
Mais um Dia dos Pais está chegando... Eles não são os mais famosos quando o assunto é cuidados com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Os homens merecem uma atenção especial na hora de repor os nutrientes, afinal, a preocupação com o equilíbrio físico e mental não deve visar apenas uma questão estética, até porque não há prova de amor maior do que cuidar da saúde do nosso super-herói, não é mesmo?

Então, papais, peguem papel e caneta que a Nutri vai listar alguns alimentos que não podem faltar na rotina de vocês, anotem ai!

Vinho: Se você gosta de beber, uma taça diária de vinho tinto só fará bem. Essa bebida tem resveratrol, um dos mais conhecidos antioxidantes que lutam a favor de sua saúde, tanto na prevenção de doenças cardiovasculares quanto no combate do envelhecimento precoce do organismo.

Peixe: É rico em ômega 3, um tipo de gordura do bem, considerada excelente aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Também é rico em colágeno e queratina, que fortalecem o cabelo e podem prevenir a calvície.

Tomate: Assim como a melancia e o pimentão vermelho, o tomate possui licopeno, um antioxidante comprovadamente importante no combate ao envelhecimento precoce do organismo, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

Feijão: Assim como a ostra, o feijão é rico em zinco. Além de ser um dos melhores antioxidantes por excelência, esse mineral também é importante na síntese da testosterona, hormônio que atua na virilidade masculina.

Alho: Durante anos, esse tradicional tempero da culinária foi colocado no patamar de alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Quem nunca foi aconselhado a tomar um chá com alho para combater gripes e resfriados?
Mas hoje, sabe-se que esse alimento também auxilia na produção de espermatozoides, dando um upgrade na fertilidade masculina, além de melhorar a circulação sanguínea na região genital.

Linhaça: É útil no combate às doenças cardiovasculares. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres, pois estão mais vulneráveis a problemas de saúde, como hipertensão e infarto.

Aveia: Além de ser rico em fibras, que ajudam a varrer o mau colesterol das artérias, esse alimento também auxilia no controle do diabetes tipo 2, apontado com uma das principais causas da disfunção erétil.

Muitos são os benefícios de uma alimentação saudável para o homem.

Quando associada à prática regular de exercícios físicos, a atividades que lhes deem prazer, são grandes as chances de apresentarem uma melhor qualidade de vida.

Homens, optem por bons hábitos. Pai herói também cuida da saúde.

E para você papai, leitor de Nutri Dicas, um feliz Dia dos Pais! E em especial ao meu paizão, o meu herói, o meu exemplo de homem.

Obrigada por ter me ensinado, de forma doce e serena, os princípios e valores que carrego hoje.

Amo você! Feliz Dia dos Pais!


últimas dessa coluna


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …


Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária …


Vaca atolada na polenta

Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos. Antigamen…