É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é que a batata-doce é uma grande aliada para quem também quer perder peso. Mas o porquê disso, a maioria não sabe.

Então hoje vamos falar desse tubérculo nutritivo e de sabor adocicado tão importante para a manutenção, como para o ganho de massa magra e a perda de peso.

Com apenas 116 calorias a cada 100 gramas, seus benefícios são inúmeros. Dentre eles, grande concentração de vitamina A e de cálcio responsáveis pela saúde ocular, da pele, pelo aumento da imunidade e pode auxiliar no ganho de massa muscular. Fonte também de vitamina C, fósforo e potássio, o que garante mais energia para o metabolismo.

Este tubérculo se destaca ainda por ser fonte de amido resistente. Apesar de ser um carboidrato, ele se comporta como uma fibra insolúvel, ou seja, resiste às enzimas do intestino, que não conseguem digeri-lo, além de atrair as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.

Por isso, está raiz apresenta um índice glicêmico (IG) baixo, menor que o da batata-inglesa. Esse índice mede a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato.

Mas nada de fazer o alimento frito, pois o óleo já deixa a opção pouco saudável. Recomenda-se o consumo da batata-doce de forma cozida ou assada, em forma de purês, sopas, picadinhos. Se ainda quiser aumentar a propriedade funcional deste tubérculo ele pode ser consumido com especiarias como canela, curry, açafrão, alecrim, tomilho, dentre outras.

Então que tal aproveitarmos essa delicia de forma light? Segue uma ótima opção de lanche da tarde ou para um pré-treino.

Chips de batata-doce light
Ingredientes:
Fatias bem finas de batata-doce e sal a gosto.

Modo de Preparo:
Deixe a batata de molho por 15 minutos em água gelada e em seguida seque as fatias com o auxílio de um guardanapo.

No micro-ondas: arrume as fatias de batata-doce colocando-as lado a lado (cuide para não colocar uma fatia sobre a outra). Tempere com sal e leve ao forno de micro-ondas por 8 minutos, virando-as na metade do tempo.

No forno: Leve ao forno convencional ou forno elétrico por 10 minutos para que os chips fiquem crocantes.


últimas dessa coluna


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …