É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é que a batata-doce é uma grande aliada para quem também quer perder peso. Mas o porquê disso, a maioria não sabe.

Então hoje vamos falar desse tubérculo nutritivo e de sabor adocicado tão importante para a manutenção, como para o ganho de massa magra e a perda de peso.

Com apenas 116 calorias a cada 100 gramas, seus benefícios são inúmeros. Dentre eles, grande concentração de vitamina A e de cálcio responsáveis pela saúde ocular, da pele, pelo aumento da imunidade e pode auxiliar no ganho de massa muscular. Fonte também de vitamina C, fósforo e potássio, o que garante mais energia para o metabolismo.

Este tubérculo se destaca ainda por ser fonte de amido resistente. Apesar de ser um carboidrato, ele se comporta como uma fibra insolúvel, ou seja, resiste às enzimas do intestino, que não conseguem digeri-lo, além de atrair as moléculas de gordura e de açúcar, fazendo com que sejam absorvidas mais devagar.

Por isso, está raiz apresenta um índice glicêmico (IG) baixo, menor que o da batata-inglesa. Esse índice mede a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato.

Mas nada de fazer o alimento frito, pois o óleo já deixa a opção pouco saudável. Recomenda-se o consumo da batata-doce de forma cozida ou assada, em forma de purês, sopas, picadinhos. Se ainda quiser aumentar a propriedade funcional deste tubérculo ele pode ser consumido com especiarias como canela, curry, açafrão, alecrim, tomilho, dentre outras.

Então que tal aproveitarmos essa delicia de forma light? Segue uma ótima opção de lanche da tarde ou para um pré-treino.

Chips de batata-doce light
Ingredientes:
Fatias bem finas de batata-doce e sal a gosto.

Modo de Preparo:
Deixe a batata de molho por 15 minutos em água gelada e em seguida seque as fatias com o auxílio de um guardanapo.

No micro-ondas: arrume as fatias de batata-doce colocando-as lado a lado (cuide para não colocar uma fatia sobre a outra). Tempere com sal e leve ao forno de micro-ondas por 8 minutos, virando-as na metade do tempo.

No forno: Leve ao forno convencional ou forno elétrico por 10 minutos para que os chips fiquem crocantes.


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