X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Duas mil fotos ocupam bancos de santuário


Imagem ilustrativa da imagem Duas mil fotos ocupam bancos de santuário
Já são mais de 2 mil fotografias espalhadas pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde |  Foto: Paulo Dubberstein Main - Portal Mãe da Saúde

As igrejas, templos, casas de oração e terreiros sãos os espaços em que as pessoas buscam naturalmente um alívio espiritual e apoio emocional. Porém, com a pandemia do coronavírus, esses locais foram recomendados a suspenderem todas as atividades como forma de evitar o avanço da COVID-19.

Com isso muitos fiéis estão buscando alternativas para permanecerem em contato com a religião e com as comunidades religiosas. É o caso do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, igreja católica do bairro Aricanga, em Ibiraçu. Lá na comunidade, o bispo emérito Dom Décio, 77 anos, colocou fotografias dos fiéis nos bancos da igreja durante as celebrações.

“Nós achamos um caminho com as fotos, pois a fotografia é também uma representação das pessoas. Mesmo elas não estando aqui fisicamente, estão sendo representadas. A resposta à nossa ação foi uma avalanche de fotografias que os fiéis foram nos mandando”, conta Dom Décio.

Desde as recomendações do governo do Estado e das autoridades de saúde para que as pessoas evitem sair de casa, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde suspendeu todas as atividades. Missas e celebrações agora acontecem pela internet com a presença do padre, que também está em quarentena e abre uma exceção aos domingos, sempre tomando todos os cuidados.

“É uma situação que nos deixa triste”, disse Dom Décio sobre o distanciamento social. “Mas é preciso ter calma e sermos responsáveis. Eu gostaria de estar junto do povo, mas não posso fazer isso porque estou com 77 anos e a recomendação é que a gente se isole. Ainda mais nós que somos mais velhos, nós somos os preferidos desse vírus. Precisamos nos cuidar”, contou.

Duas mil fotografias de fiéis

Já são mais de 2 mil fotografias espalhadas pelo Santuário. Muitos fiéis que frequentam a igreja enviaram pelas redes sociais os registros pessoais. Permanecem presentes, representados pelas fotos, durante as celebrações e missas.

“A vida é um dom precioso e hoje precisamos mais do que nunca passar pela cruz, pelo sofrimento com sabedoria e paciência”, disse o bispo.

“Esse pode ser um momento de fé para que possamos refletir sobre nossos erros, nossa agitação, nossa busca por bens materiais. Precisamos mudar esse estilo de vida voltado para o egoísmo e individualismo. Precisamos meditar mais, orar mais, contemplar e nos abrirmos para o outro”, refletiu.

Imagem ilustrativa da imagem Duas mil fotos ocupam bancos de santuário
Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, igreja católica do bairro Aricanga, em Ibiraçu. |  Foto: Paulo Dubberstein Main - Portal Mãe da Saúde

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: