X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Drive-thru para descartar remédios


O uso de medicamentos sem orientação médica, principalmente os disponíveis em casa, e o descarte de forma errado desses produtos aumentaram durante a pandemia, de acordo com farmacêuticos.

Como forma de conscientizar a população, o Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES) está realizando um drive-thru para que seja feito o descarte correto de remédio vencido ou mesmo dentro da validade.

Imagem ilustrativa da imagem Drive-thru para descartar remédios
Drive Thru para descartar remédios vencidos |  Foto: Beto Morais/AT

O cidadão vai poder entrar com o carro no estacionamento do CRF-ES, na Av. Anísio Fernandes Coelho, 104, em Jardim da Penha, Vitória, onde um funcionário dará as orientações necessárias. A ação começou ontem e termina hoje.

“Queremos conscientizar a população sobre descarte correto. Ele não é feito jogando no lixo doméstico comum ou em vasos sanitários”, informou um dos organizadores da ação, o farmacêutico Luiz Carlos Cavalcante.

“Ao fazer isso o medicamento pode acabar em um lixão, a céu aberto e alguém, ou mesmo um animal, pegar. Já no vaso sanitário, ele cai no esgoto, vai para o mar e contamina o meio ambiente”.

O objetivo da ação é, também, conscientizar as pessoas do uso racional. “Não se deve comprar medicamento em excesso, porque sobra. Com isso, a pessoa acaba usando-o em outro momento. E pode ser que, dessa vez, seja outro problema de saúde”, frisou.

O perigo da automedicação vai além, segundo o farmacêutico. “Corre o risco de uma criança pegar o produto, se intoxicar e acabar precisando de um serviço de saúde, onde o risco de se contaminar com o coronavírus é maior.”

A aposentada Joana Darc Borges Ruy, de 68 anos, ficou sabendo do drive-thru e logo levou os medicamentos que tinha em casa e que não estavam sendo usados.

“Essa ação foi ótima. Fazemos pouco descarte e, por isso, os medicamentos acabam acumulando, o que pode se tornar um perigo”.

O projeto é uma parceria do CRF-ES com a empresa Marca Ambiental, que ficou responsável pela destinação correta e final dos produtos.

“Eles vão passar por uma incineração ou inativação. É feito um tratamento para que os medicamentos não contaminem o meio ambiente e nem outras pessoas”, explicou Luiz Carlos Cavalcante.

Postos de saúde recebem medicamentos

Como descartar

  • O medicamento, vencido ou não, deve ser entregue em um estabelecimento de saúde. Pode, também, ser levado ao local onde foi comprado.

Drive-thru

  • As pessoas podem colocar o remédio em uma sacola, separando líquido do sólido, e deixar hoje no CRF/ES, av. Anísio Fernandes Coelho, 104, Jardim da Penha, Vitória, das 9 às 16 horas.

Vitória

  • A secretaria de Saúde recebe somente os medicamentos entregues em seus serviços. A entrega deve ser feita nas farmácias das unidades de saúde, dentro do seu horário de funcionamento.

Cariacica

  • As unidades de saúde e a Farmácia Central recolhem os remédios. A Farmácia Central, em Alto Laje, funciona todos os dias, das 8h às 18h. Já as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Serra

  • Os medicamentos podem ser devolvidos nas unidades de saúde, durante o horário de funcionamento.

Vila Velha

  • O descarte pode ser feito durante a semana nas unidades de saúde, das 7h às 17h.

Fonte: CRF-ES e prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: