search
Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.


Assine agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do Tribuna Online!

esqueceu a senha? Assinar agora
Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.

Dragagem ainda não trouxe os resultados esperados
Tribuna Livre

Dragagem ainda não trouxe os resultados esperados

As obras de dragagem no Porto de Vitória foram concluídas em outubro de 2017. A tão esperada dragagem previa que o canal passaria de uma profundidade de 11,7 metros para 14 metros e de 11,7 metros para 13 metros, na bacia de evolução – área central da baía, onde os navios giram para sair depois de carregados.

Já o calado, medida da profundidade máxima a que poderia chegar o fundo do navio, após carregado, que era de 10,6 metros passaria para 12,5 metros.

Quase dois anos se passaram, e apesar das melhorias anunciadas, ainda se aguarda resolução de algumas condicionantes impostas pela Marinha e pela Praticagem à Codesa para que o Porto de Vitória usufrua dos benefícios da dragagem, como por exemplo, estudos de manobrabilidade e adequação da sinalização náutica para entrada e saída de navios maiores.

Entretanto, as condicionantes impostas ainda não foram realizadas. O calado, distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio, continua em 10,67 metros. Apenas após realização das condicionantes, alcançaremos 11,2 metros de calado, podendo chegar a 12,5 metros com maré.

Além disso, as empresas Operadoras Portuárias estão preocupadas devido ao risco de assoreamento e perda da dragagem de aprofundamento realizada, pois além do aprofundamento, é necessária a dragagem de manutenção.

É através do Porto de Vitória que é escoada a safra de café, além de rochas, veículos, fertilizantes, cargas gerais e diversas outras, sendo o Porto fator determinante para crescimento da economia capixaba.

Importante lembrar também que quando se fala em logística, não podemos falar de apenas um modal. Trata-se de todo um sistema, que precisa ser interligado e bem integrado. Até porque, dada a extensão territorial do Brasil, indevidamente temos uma predominância do transporte rodoviário de cargas, quando deveríamos investir mais na cabotagem e no transporte ferroviário. Como a qualidade das nossas estradas deixa a desejar, temos problemas como perda de carga e atrasos por deficiências no trânsito. Sem contar a violência, que faz do Brasil um dos piores países do mundo para o setor de transporte rodoviário.

No caso específico do Espírito Santo, temos um grande desperdício de potencial, com um litoral extenso e bem localizado, que poderia atender a grande parte do Brasil. Mas enfrentamos problemas com estradas e a profundidade dos nossos portos. Um exemplo da importância da profundidade no porto é que cada centímetro a menos de calado deixa-se de embarcar oito contêineres por navio. O prejuízo pode passar de US$ 1,5 milhão.

A solução para esse grande problema não existe em curto prazo. Exige investimento em infraestrutura com um planejamento bem feito, ouvindo todos os setores, para que todos os modais funcionem com eficiência.

O trabalho integrado de todos os envolvidos é fundamental para que o setor se fortaleça e dê ao Brasil condições de ser competitivo, pois não adianta termos boas estradas com portos ineficientes e vice-versa.

O Porto de Vitória, que não atende em sua totalidade às necessidades atuais do comércio exterior capixaba, corre o risco de perder a janela de oportunidade que surgiu com o acordo recente entre Mercosul e União Europeia, que prevê duplicação do volume de cargas que podem ser exportadas pelo Espírito Santo. Estaremos prontos?!

Marcos Lopes é gerente executivo do Sindiopes.

Conteúdo exclusivo para assinantes!

Assine agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do Tribuna Online!

Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.

Apenas R$ 9,90/mês
Assinar agora
esqueceu a senha?

últimas dessa coluna


Exclusivo
Tribuna Livre

O crime compensa?

A análise sobre o crime passa por vários pontos e o tema proposto me veio à mente durante uma conversa com um policial muito experiente, aliás um policial das antigas, da época do bigode grosso e do …


Exclusivo
Tribuna Livre

Quem tem medo de robô

Em recente entrevista, o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, apresentou previsão de que “em cinco anos este mercado não vai conseguir absorver todo mundo”. A matéria citou, ainda, …


Exclusivo
Tribuna Livre

Acreditar é preciso

Foi em um domingo pela manhã quando folheando as páginas do jornal, senti meu coração se enchendo de tristeza com tantas manchetes de violência, atentados e agressões de todas as formas. E lendo …


Exclusivo
Tribuna Livre

A competência tem limite

A convivência entre os poderes constituídos tem se tornado cada vez mais tormentosa, havendo constante invasão de um pelo outro, normalmente no que se refere as esferas de prerrogativas de poder …


Exclusivo
Tribuna Livre

A chegada do verão e as lesões dos atletas de fim de ano

Vem chegando o verão... E, na estação mais badalada do ano, muita gente é obrigada a dar uma pausa na programação para “ficar de molho”. Isso mesmo! É comum aumentar a ocorrência de lesões nessa …


Exclusivo
Tribuna Livre

O golpe do WhatsApp e o roubo da conta no aplicativo

Os criminosos estão cada vez mais criativos acompanhando a mudança da sociedade e a evolução da tecnologia, de modo que a cada dia surgem novos golpes para tentar ludibriar os cidadãos e obter …


Exclusivo
Tribuna Livre

Insegurança suprema

Nos últimos 10 anos o STF debateu e mudou seu entendimento acerca da prisão após o julgamento em segundo grau ao menos cinco vezes. Na última quinta-feira, mudou novamente! A partir de agora, …


Exclusivo
Tribuna Livre

Os 30 anos da derrubada do Muro de Berlim

Amanhã completar-se-ão 30 anos da queda do maior símbolo da "cortina de ferro" que se abatera sobre a Europa logo após a Segunda Guerra Mundial, o Muro de Berlim. A Guerra Fria chegava ao fim, e …


Exclusivo
Tribuna Livre

Uma nova maneira de pensar a economia

Muito se fala em novas economias e formas de empreender. De fato, o momento em que vivemos a todo o instante passa por mudanças e exige que nós acompanhemos essa oscilação. Adaptar-se e trazer novas …


Exclusivo
Tribuna Livre

Avaliação internacional nas escolas

As avaliações em larga escala são, hoje, um importante recurso disponível para aprofundar as reflexões acerca da qualidade da educação. A busca pelo ensino de qualidade é causa universal, que convoca …


Olá, !

Esse é o seu primeiro acesso por aqui, então recomendamos que você altere o seu nome de usuário e senha, para sua maior segurança.



Manter dados