Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Desobedece quem tem juízo

| 05/04/2021, 08:09 08:09 h | Atualizado em 05/04/2021, 08:10

Exonerado da presidência da Funarte, o coronel da reserva do Exército Lamartine Holanda escreveu carta de despedida com lista de imposições vindas da gestão de Mario Frias, secretário da Cultura de Jair Bolsonaro: nomeações sem correta análise de perfil, descompromisso com pequenos produtores e propostas equivocadas de parcerias público-privadas de espaços como o Teatro Cacilda Becker (RJ) e o Teatro Brasileiro de Comédia (SP). Ele diz não ter aceitado nenhuma delas.

Pedágio
“A cultura é movida pela emoção e não podemos comparar equipamentos culturais da Funarte com um trecho de estrada a ser privatizado. A cultura tem artistas, palcos, som, iluminação e alma, muito diferente de praças de pedágio, asfalto e piche”, escreveu o coronel.

Lateral
Na carta, afirma que Frias “permaneceu de costas” para a Funarte e que ações de fomento e preservação estiveram ameaçadas desde setembro de 2020 (quando assumiu a presidência) devido à falta de compreensão da importância da autarquia.

Cadê
Segundo nota de Frias, o coronel foi exonerado sob pretexto de necessidade de reestruturação da Funarte. Holanda pede então na carta que o secretário apresente seus projetos: “De que maneira se fará, com transparência, objetividade e rapidez, a retomada da atividade cultural?”.

Aviso
Osmar Terra (MDB-RS) enviou notificação extrajudicial a um membro do MDB que o chamou de “escroque” em grupo de WhatsApp. “Ser assessor de um escroque igual esse Osmar Terra deve ser um dos trabalhos mais degradantes do País”, escreveu o rapaz.

Pega nada
Na notificação, o deputado solicita pedido de desculpas. Caso não venha, afirma, tomará medidas policiais e judiciais cabíveis. Terra é uma das lideranças do negacionismo da Covid-19.

Perigo
Secretário de Desenvolvimento Regional de João Doria (PSDB-SP), Marco Vinholi diz que ele e colegas que estão à frente da estratégia de combate à Covid-19 também têm sofrido com ameaças.

Proteção
O Painel mostrou que a Polícia Civil instaurou 23 inquéritos para investigar ameaças de extremistas a Doria e família. “Isso é abominável em uma democracia”, diz Vinholi. “Passamos por isso direto”. Ele afirmou que não registrou nenhum boletim de ocorrência até agora.

Vazio
O celular apreendido da falsa enfermeira suspeita de estar envolvida no esquema de vacinação às escondidas de empresários em Minas Gerais não tinha mensagem e estava zerado. A Polícia Federal fez uma busca e apreensão na casa dela na semana passada, quando encontrou ampolas com soro e algumas seringas.

Download
A PF tenta recuperar mensagens apagadas. A principal suspeita, por ora, é a de que os empresários caíram num golpe de vacinação fake.

Plano
Durante seminário em 2017, Carlos Franco França, atual chanceler, disse que a Agenda 2030, da ONU, que lista 17 objetivos a serem alcançados por todos os países até o fim da década, era um “marco no regime internacional de meio ambiente e em termos de diplomacia científica e tecnológica.”

Exemplo
“Um plano de ação para as pessoas, para o planeta, para a prosperidade”, completou. À época, ele era diretor interino do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Itamaraty.

Fora daqui
Em 2019, Jair Bolsonaro disse que a Agenda 2030 contém “nefasta ideologia de gênero e o aborto.” Na ocasião, vetou artigo que incluía a realização “das metas de desenvolvimento sustentável” da ONU do Plano Plurianual 2020-2023.

Responda
O Conselho Federal da OAB deve fazer representações contra Lázaro Soares, presidente da 1ª Turma da 4ª Câmara da 3ª Seção do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) nas comissões de ética do próprio órgão e da Receita Federal.

Pressão
Três conselheiros dos contribuintes no Carf se dizem coagidos por Soares, que afirmou que faria representação caso eles votassem pela não aplicabilidade de uma súmula, a 11, a um caso específico. Uma representação, no caso, pode levar à perda de mandato.

Tiroteio
“As pessoas sem leitos, sem vacina, sem salário, sem emprego, e a Câmara como se estivéssemos no País das Maravilhas”. De Carlos Minc, deputado estadual (PSB-RJ), sobre reajuste em mais de 170% sobre o valor dos reembolsos de gastos com saúde dos deputados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: