X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Desnível na areia da praia de Camburi é temporário


Imagem ilustrativa da imagem Desnível na areia da praia de Camburi é temporário
Desnível na faixa de areia, que passou por engordamento e chama atenção pela erosão em alguns trechos da praia |  Foto: Leone Iglesias / AT

Uma obra para aumentar a faixa de areia na Praia de Camburi, na capital, entre o píer de Iemanjá e a Ilha do Socó, foi feita em maio deste ano. No entanto, após o término da obra foi possível observar um desnível na areia que, segundo a Prefeitura de Vitória, é temporário.

Segundo o secretário de Meio Ambiente da prefeitura, Ademir Barbosa, o desnível já era previsto e faz parte do processo, mas isso não apresenta riscos.

“Esse desnível é natural de todo o processo de engordamento. Depois da obra existe um período que chamamos de estabilização de perfil, que é o próprio mar, por meio da maré, que vai assentar e deixar mais nivelada a faixa de areia”, explicou o secretário.

Com a maré oscilando entre alta e baixa, parte da areia vai ficando submersa na área da arrebentação, provocando o desnível observado por frequentadores da praia.

“As marés vão naturalmente formando esse degrau, esse desnível. Mas a obra foi pensada já esperando esse tipo de ocorrência. Era parte do projeto”, disse Ademir.

O tempo previsto para que a areia da praia de Camburi volte a ficar nivelado é de 12 meses, mas esse tempo pode variar de acordo com o clima, já que o vento e a chuva podem influenciar no processo. Mesmo assim, o secretário afirma que os banhistas não precisam se preocupar.

“A água do mar onde os banhistas frequentam não vai sofrer alteração na profundidade. Pelo contrário, com esse processo ocorre a suavização da profundidade, então o banhista não corre risco de passar por um buraco ou afundar repentinamente”, completou.

Para a ampliação da faixa de areia na Praia de Camburi foram necessários cerca de 240 mil metros cúbicos de areia, que foram trazidos de uma jazida localizada entre o bairro Ilha do Boi, na capital, e o Morro do Moreno, em Vila Velha.

Antes da ampliação, segundo o secretário, a faixa de areia na região era de cerca de 5 metros, passando a ficar com aproximadamente 60 metros após a obra.


SAIBA MAIS 12 meses em média para nivelar


Ampliação

  • A ampliação da faixa de areia foi feita no ponto entre o píer de Iemanjá e a Ilha do Socó, trecho de 1.180m.
  • Antes da obra, a largura da faixa de areia era de cerca de 5 metros. Depois, passou a ficar com aproximadamente 60 metros de largura.
  • Foram utilizados cerca de 240 mil metros cúbicos de areia, que foram retirados de uma jazida localizada entre o bairro Ilha do Boi, em Vitória, e o Morro do Moreno, em Vila Velha.
  • A ampliação foi feita para atender melhor aos banhistas, para terem mais espaço na praia, e para evitar, a longo prazo, que a água do mar invadisse a estrutura física da cidade.

Desnível

  • Essa irregularidade da faixa de areia faz parte do processo da obra, e esse período é chamado de estabilização de perfil.
  • O período para a faixa de areia ficar nivelada é, em média, de 12 meses.
  • A estabilização poderia ser feita com intervenção humana, mas não é aconselhada por especialistas.

Fonte: Secretário municipal de Meio Ambiente, Ademir Barbosa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: