Repórter de Minas Gerais mostra a verdade do jornalismo

| 01/02/2020, 09:13 09:13 h | Atualizado em 01/02/2020, 09:22

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-02/0x0/reporter-claudia-mourao-coluna-flavio-ricco-3f6e498d6d1202806240050114bf7c45/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-02%2Freporter-claudia-mourao-coluna-flavio-ricco-3f6e498d6d1202806240050114bf7c45.jpg%3Fxid%3D106816&xid=106816 600w,

Os tempos são tão outros que a televisão não deve mais insistir no mundo do faz de conta. Ou querer passar ao telespectador uma imagem que não existe e diferente daquilo que ele imagina ou tem certeza que está acontecendo.

Mentir, se existe a necessidade de ser mais claro.

Exemplo simples, mas que deveria ser corriqueiro nesta e em inúmeras outras situações.

Num desses últimos dias, com a cobertura das chuvas em Minas Gerais, a repórter da TV Globo, Cláudia Mourão, de Belo Horizonte, fez a sua entrada no telejornal “Hoje” com o guarda-chuva. Simplesmente assim, sem a menor cerimônia.

A televisão, mais especialmente os telejornais, devem sempre ser absolutamente verdadeiros. É uma obrigação. Quando, no passado, seria permitido que alguém se apresentasse nessas condições, segurando guarda-chuva e microfone? Cometer a insanidade de sujar a imagem? Nunca.

Era sempre o auxiliar ou outro operador qualquer, na mais ridícula situação, maior toró ao fundo e nenhuma gota em cima da repórter. Tem que ser vida real. Parabéns, Cláudia. Que o seu exemplo inspire e se insira nos novos manuais.

TV Tudo

Programa do Serginho

Flávia Alessandra, Bárbara Paz, Poliana Abritta e Skank são os convidados do “Altas Horas”, do Serginho Groisman, neste sábado (1º), na Globo, depois do “Zorra”. Além deles, presenças também dos sertanejos Matheus & Kauan e integrantes da Banda Eva.

Vale o registro

Rodrigo Rodrigues sempre tocou bem a bola em vários programas e nas diversas TVS em que trabalhou.

Mas o “Troca de Passes”, do SporTV, tem as medidas dele. É sempre muito leve, divertida e interessante a sua participação à frente dos trabalhos.

Fim de noite

O Fox Sports e a ESPN Brasil também tem atrações bem interessantes.

O “SportsCenter”, do Paulo Soares e Antero Greco, por exemplo, é uma marca. A propósito: a se destacar a paciência do Antero em discutir, o tempo todo, com meio mundo no Twitter.

Esporte

Entre as atrações esportivas deste final de semana, a transmissão do Super Bowl LIV pela ESPN, neste domingo, a partir das 20h30, é uma das principais.

Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers. terá narração de Everaldo Marques e comentários de Paulo Antunes.

Ruído estranho  

O que se sabe é que houve um esforço enorme do jornalismo da Rede TV!, a partir de São Paulo, para tornar possível a exibição do “Alerta Nacional”, do Sikêra Jr em todas as emissoras. Passagens e aberturas comerciais bem definidas. Isso é complicado.

Ainda assim, em Manaus, de onde é gerado, partiram algumas reclamações.

Quem explica

Chama atenção como nas novelas as mulheres estão dando à luz tão mais cedo.

Em “Amor de Mãe”, considerando a idade real de um e de outro, Taís Araújo e Humberto Carrão, a Vitória teve o Sandro com 13 anos. Cedo, né?

Capítulo de hoje

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-02/0x0/amor-de-mae-globo-6f49bd2b566f13cadc1fce8f866d4d19/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-02%2Famor-de-mae-globo-6f49bd2b566f13cadc1fce8f866d4d19.jpg%3Fxid%3D106817&xid=106817 600w,

Em “Amor de Mãe”, da Globo, Lurdes (Regina Casé) é disputada por Januário (Luiz Carlos Vasconcelos) e Oliveira (Nanego Liro), que estão tocando juntos a obra na casa de dela.

Essa cena vai ao ar no capítulo de sábado (1º).

Teatro

Está tudo certo para a temporada carioca do “Baixa Terapia”, de Matias Del Federico e direção Marco Antônio Pâmio, no Teatro Clara Nunes, a partir de maio.

Um sucesso por onde passou. São Paulo e Portugal, por exemplo, tanto que os ingressos já começaram a ser vendidos. No elenco, Antonio Fagundes, Alexandra Martins, Ilana Kaplan, Mara Carvalho, Fábio Espósito e Guilherme Magon.

Queixas de sempre

Na Record, entre o seu pessoal mesmo, há o reconhecimento que as tantas confusões na dramaturgia, entretenimento e outros tantos setores, atrasam a vida da emissora.

E criticam a maneira vertical em que é administrada. Tudo de cima para baixo. Só uma cabeça decidindo e nem sempre decidindo direito. Poderia horizontalizar um pouco. Pelo menos, tentar.

Assim será

Como a Globo tem o “The Voice Kids”, a Record também promete para este ano um “Canta Comigo” infantil.

Crianças candidatos ao mundo da cantoria, trabalho que o Raul Gil, dentro das possibilidades, faz desde que a televisão à vela.

Bate – Rebate

•     BandNews FM, em São Paulo, está atrás de um narrador esportivo para o lugar do Renato Rainha...

•     ... Marcelo do Ó é o nome visado.

•     Neste domingo, a partir das 6h15, a TV Brasil transmite a Meia Maratona Internacional de São Paulo...

•     ... Exclusivo e ao vivo, com narração de Eduardo D'Alessandro e reportagens de Lincoln Chaves.

•     Record encomendou recentemente uma pesquisa, para saber por quem é assistida...

•     ... E com a ideia, claro, de montar um trabalho mais dirigido...

•     ... Pelo que se sabe, no entanto, parou na pesquisa.

•     O diretor do canal Arte1, Caio Luiz de Carvalho, Caito, recebeu o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019 na categoria Comunicação Cultural.

•     Multishow e Canal BIS transmitem o “Festival de Verão 2020”, ao vivo, neste sábado e domingo, direto de Salvador...

•     ... Ivete Sangalo, IZA, Zé Neto & Cristiano, Léo Santana e Felipe Araújo serão algumas das atrações.

C´est fini

Depois de duas pedras, duas hérnias e 4h30 de cirurgia na semana passada, Milton Neves já retornou ao trabalho nas rádios do Grupo Bandeirantes.

E, neste domingo (02), voltará a estar à frente do “Terceiro Tempo”.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: