Verbo “poder” não tem imperativo

| 02/05/2020, 07:41 07:41 h | Atualizado em 02/05/2020, 07:52

Ele nasceu em 3 de maio de 1933, em Barnwell, Carolina do Sul (EUA). Família extremamente pobre, seus pais entregaram-no, aos 4 anos, aos cuidados de amigos. Aos 15 anos, ele deixou a escola.

Depois disso, entrou num grupo de música gospel. Ainda jovem, foi preso num centro de detenção juvenil da Geórgia, por roubo à mão armada.

No esporte, tentou carreira no boxe e no beisebol. Entre seus apelidos, destacam-se “Irmão do Soul Número 1”, “Pai do Soul” e “Mr. Dinamite”. O músico gravou mais de 50 discos, com mais de 100 “singles” nas paradas de sucesso.

Para acalmar a fúria dos negros (e conseguiu), por causa do assassinato de Martin Luther King, ele fez um show, o qual foi transmitido para todo o país. Ele disse esta célebre frase: “A única coisa que pode resolver meus problemas é dançar e cantar”. Morreu no Natal de 2006, em Atlanta, Geórgia (EUA). Ele é James Joseph Brown, mais conhecido como James Brown.

03/05 (DOMINGO): Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Há três modos verbais: indicativo, que sugere “certeza” (Exemplo: O editor não virá ao jornal.); subjuntivo, que sugere “dúvida” (Exemplo: Talvez ele venha ao trabalho.); e imperativo, que sugere “pedido, ordem, conselho” (Exemplo: João, venha ao jornal hoje.). Vale dizer que o verbo “poder” não tem imperativo.

04/05 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Futebol Carioca. Dizem que se usa “por quê” (separado e com acento) “só” antes de sinal de interrogação. Na verdade, escreve-se “por quê” no fim frase ou depois de pausa acentuada, seguido de sinal de pontuação (Exemplos: 1. O jogador está nervoso por quê? 2. Nervoso, o jogador não disse por quê. 3. Não se sabe por quê, mas o jogador controlou-se.).

05/05 (TERÇA-FEIRA): Dia do Campo. O verbo “proliferar” tem estes sentidos: “gerar prole, ter filho, reproduzir-se; crescer em número, multiplicar-se”. Independentemente do sentido, esse verbo não é pronominal, ou seja, não aparece acompanhado de pronome (Exemplo incorreto: É preciso impedir que os gafanhotos proliferem-se no campo. Correção: ...gafanhotos proliferem no campo.).

06/05 (QUARTA-FEIRA): Dia do Senado. Sem acento agudo em “o”, o termo “quorum” vem do latim. Em português, escreve-se “quórum”, com acento agudo, com sentido de “número mínimo necessário de membros” (Exemplo: O Senado não votou alguns projetos por falta de quórum.). Entre a forma latina e a forma aportuguesada, que se escreva sempre em português (quórum).

07/05 (QUINTA-FEIRA): Dia do Silêncio. Com a sílaba “sa”, o termo “profetisa” é o feminino de profeta (Exemplo: Segundo a Bíblia, havia uma profetisa chamada Ana.). Com a sílaba “za”, a palavra “profetiza” é a flexão do verbo profetizar, o qual significa “predizer” (Exemplo: Depois de anos em silêncio, o eremita profetiza o fim do mundo.).

08/05 (SEXTA-FEIRA): Dia da Vitória. Na escola, aprende-se que não se usa crase antes de palavra masculina. É preciso ficar atento a algumas particularidades. Veja-se este exemplo: Na vitória, Almir fez gol à Pelé. Nesse caso, emprega-se o sinal de crase, apesar de o termo “Pelé” ser palavra masculina. Isso porque está subentendida a expressão “à la” (Almir fez gol à la Pelé.).

09/05 (SÁBADO): Dia Mundial do Congresso Mariano. Observem-se os seguintes exemplos com o verbo “responder”: 1. Os alunos responderam aos exercícios. 2. João respondeu ao e-mail. 3. O sacerdote respondeu aos questionamentos dos fiéis no Congresso Mariano. Como se vê, quem responde, responde “a” (e não “responde o exercício, o e-mail, os questionamentos”).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: