Uso excessivo de pontuação

| 15/08/2020, 10:10 10:10 h | Atualizado em 15/08/2020, 10:12

No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Latim. 2. Pontuação. 3. Arcaísmo. 4. Semântica. 5. Concordância verbal. 6. Acentuação gráfica. 7. Ortografia.

16/08 (DOMINGO): Dia do Filósofo. De vez em quando, encontram-se estas abreviaturas: “e.g.” e “v.g.”. A primeira vem do latim “exempli gratia” e quer dizer “por exemplo” (Exemplo: No livro, o aluno de Filosofia não entendeu a letras “e.g.”). A segunda abreviatura também vem do latim “verbi gratia” e é empregada com o mesmo propósito da primeira (por exemplo).

17/08 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Porco. É importante ficar atento ao uso excessivo de pontuação. Não se devem usar, por exemplo, ponto de exclamação e ponto final ao mesmo tempo. Que se use apenas um deles. Veja-se exemplo incorreto: Desesperado, o menino gritou: Os porcos fugiram do chiqueiro!. (Correção: ...Os porcos fugiram do chiqueiro!).

18/08 (TERÇA-FEIRA): Dia do Estagiário. Em textos jurídicos, infelizmente, encontram-se alguns termos arcaicos, como “suso”. Vale lembrar que arcaísmo é o “emprego de palavras em desuso” (Exemplo: Estudante de Direito, Luís não encontrou o vocábulo “susomencionado” no dicionário.). Nesse caso, a palavra “susomencionado” significa, literalmente, “acima citado” (Que se use apenas “citado”.).

19/08 (QUARTA-FEIRA): Dia do Ator. Alguns dicionários não apresentam o sentido preciso de algumas palavras. Como exemplo, citam-se aqui os vocábulos “compota” e “conserva”. Aquela (a compota) é “doce”. Esta (a conserva) pode ser “doce ou salgada” (Exemplo: Na bolsa do ator, havia compota de pêssego e pepino em conserva.).

20/08 (QUINTA-FEIRA): Dia do Vizinho. No dia a dia, ouve-se esta dúvida: Fui eu que fiz ou fui eu quem fiz? Há duas formas de construir esse tipo de frase: 1. Uso do “que” com o verbo concordando com o antecedente (Exemplo: O vizinho disse: “Fui eu que fiz o jantar”.). 2. Uso do “quem” com o verbo ficando na 3ª pessoa do singular (Exemplo: O vizinho disse: “Fui eu quem fez o jantar”.).

21/08 (SEXTA-FEIRA): Dia da Habitação. Como se sabe, a palavra “uso” não tem acento agudo em “u”. Isso muda quando se inclui a sílaba “re” e se escreve “reúso” (Exemplo: O reúso da água está contemplado no projeto do conjunto habitacional.). Essa mudança ocorre também com a palavra “multiúso”. Tanto “reúso” quanto “multiúso” escrevem-se “junto” e “sem hífen”.

22/08 (SÁBADO): Dia do Supervisor Educacional. A palavra “quesito” (com “que”) significa “ponto, questão, pergunta” (Exemplo: No concurso para supervisor educacional, os quesitos das questões discursivas eram difíceis.). Já o vocábulo “requisito” (com “qui”) quer dizer “exigência, condição necessária” (Exemplo: A formação em Pedagogia é requisito para participar do concurso.).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: