Termos “simples” e “simplista”

| 11/07/2020, 07:39 07:39 h | Atualizado em 11/07/2020, 08:00

No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Verbo. 2. Adjetivo. 3. Substantivo. 4. Formalidade e informalidade. 5. Semântica. 6. Vírgula. 7. Compreensão de texto.

12/07 (DOMINGO): Dia do Engenheiro Florestal. De vez em quando, surge esta pergunta: Podem-se empregar os termos “protocolar” e “protocolizar”? Resposta: sim. As duas formas são dicionarizadas (Exemplos: 1. Segundo o engenheiro florestal, deve-se protocolizar o ofício urgentemente. 2. Infelizmente, o recurso foi protocolado fora do prazo.).

13/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Compositor e Cantor Sertanejo. A forma verbal “dignar-se” tem o sentido de “haver por bem”, “ter a bondade de”. Essa forma é usada no mundo jurídico e pode ser empregada com preposição ou sem ela (Exemplos: 1. O advogado do cantor sertanejo disse que o juiz não se dignou de o ouvir. 2. Digne-se Vossa Excelência conceder o pedido.).

14/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Doente. Em situação de comunicação, há o “mundo formal” e o “mundo informal”. A título de exemplo, o termo “pra” e a expressão “que nem” são empregados em contexto informal (Exemplos: 1. Mesmo doente, João age que nem uma criança. 2. Enquanto estava doente, João era teimoso pra burro.). Em contexto formal, usam-se “como” e “para”.

15/07 (QUARTA-FEIRA): Dia do Pecuarista. As expressões “ao ponto” e “a ponto de” têm, respectivamente, estes sentidos: 1. “Diz-se de carne medianamente passada” (Exemplo: O pecuarista só comia carne ao ponto.). 2. “Prestes a”, “em perigo de” (Exemplo: O casal estava a ponto de comprar o apartamento.). Em “a ponto de”, não se deve usar o sinal indicador de crase.

16/07 (QUINTA-FEIRA): Dia do Futebol. Vejam-se estes exemplos: 1. A ação contra o clube foi proposta pelo jogador André Luís e sua esposa, Andreia Luísa. 2. O ex-governador Gérson Camata concedeu importante entrevista. No exemplo 1, usa-se vírgula porque se refere a um “elemento único”; no exemplo 2, não se usa vírgula porque se refere a um “elemento entre vários da categoria”.

17/07 (SEXTA-FEIRA): Dia da Proteção das Florestas. A cor verde (ou “o verde”) lembra as florestas. E nomes de cor provocam a seguinte dúvida: 1. Sugestão de cor: branco. 2. Sugestão de cor: branca. As duas formas são corretas. No exemplo 1, “branco” é substantivo (o branco); no exemplo 2, “branca” é adjetivo (a cor branca).

18/07 (SÁBADO): Dia da Morte de Gilberto Freyre. Leiam-se estas frases com personagens e adjetivos diferentes: 1. Almir apresentou uma explicação simples sobre Gilberto Freyre. 1. Ismael apresentou uma explicação simplista sobre Gilberto Freyre. Qual explicação merece um elogio? Como “simplista” tem a ver com “simplismo” (simplificação exagerada), Almir merece o elogio.

Uso dos ternos “simples” e “simplista”

J. Jerry Tononi é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: