Sentidos do verbo “alhear”

| 07/03/2020, 07:44 07:44 h | Atualizado em 07/03/2020, 07:48

Ela nasceu em 8 de março de 1911, numa pequena fazenda no povoado de Malhada da Caiçara, município da Glória, atual cidade de Paulo Afonso, na Bahia. Inicialmente, casou-se com um sapateiro. Foi infeliz nesse casamento. Depois disso, em 1929, conheceu Lampião.

Era uma mulher bonita e determinada, o que chamou a atenção do cangaceiro. Baixinha (Ela media 1,56m de altura; e Lampião, 1,74m.), morena clara, olhos e cabelos castanhos, tinha nariz afilado e lábios finos. Tornou-se a primeira mulher a ingressar no cangaço. Ela e Lampião tiveram apenas uma filha, Expedita, que nasceu em 1932.

O casal gostava de ler a revista "O Cruzeiro”. Quando o bando de Lampião foi dizimado numa emboscada feita pela polícia, ela estava com uma bacia na mão quando levou a primeira bala na barriga. Ainda viva, um policial degolou-a. Essa emboscada ocorreu na Grota de Angicos, em Poço Redondo, Sergipe, em 1938. Ela é Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita.

08/03 (DOMINGO): Dia Internacional da Mulher. É comum a seguinte dúvida sobre o termo “acostumado(a)”: Quem é acostumado(a), é acostumado(a) “a” algo ou “com” algo? Esse termo aceita as duas construções, com a preposição “a” ou com a preposição “com” (Exemplo: No “Dia Internacional da Mulher”, Rosana estava acostumada a/com a solidão.).

09/03 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do DJ. O verbo “alhear” vem do latim “alienare” (= alienar, mudar, afastar). Esse verbo tem dois sentidos: 1. Tornar(-se) alheio, afastar(-se). 2. Alienar(-se), enlouquecer(-se). Conjuga-se “alhear” como se conjuga “passear”: alheou/passeou, alhearei/passearei (Exemplo: Enquanto trabalhava na boate, o DJ alheava suas preocupações.).

10/03 (TERÇA-FEIRA): Dia do Sogro. De vez em quando, usuários da língua portuguesa não sabem empregar os pronomes “o(s)”, “a(s)” e “lhe(s)”. O uso desses pronomes depende do verbo na oração. Como exemplo, cita-se aqui o verbo “atingir”, o qual rejeitará o pronome “lhe(s)” (Exemplos: 1. As balas não atingiram o sogro ontem. 2. As balas não o atingiram ontem.).

11/03 (QUARTA-FEIRA): Dia do Motociclista. A palavra “consoante” refere-se ao “fonema que se junta a uma vogal para formar sílaba”. Essa palavra corresponde também aos termos “conforme” e “segundo”. Com esse último sentido, “consoante” é invariável, ou seja, nunca muda (Exemplo: Durante a entrevista, o motociclista disse: “Relatarei o acidente consoante o vi.”).

12/03 (QUINTA-FEIRA): Dia do Bibliotecário. Especialmente na imprensa, o vocábulo “contra” é frequentemente empregado com a ideia de “comparação”. Leia-se este exemplo: O bibliotecário disse que os preços dos livros subiram 10% em março, contra 7% em fevereiro. Observe-se que, antes do termo “contra”, empregou-se a vírgula (10% em março, contra 7% em fevereiro.).

13/03 (SEXTA-FEIRA): Dia do Conservacionismo. O verbo “descriminar” significa “deixar de ser crime”, e não “inocentar” (Exemplo: Segundo o militante do Conservacionismo, é preciso descriminar o uso da maconha para fins medicinais.). E o uso de “descriminalizar” está correto? Sim. As palavras descriminar e descriminalizar são sinônimas.

14/03 (SÁBADO): Dia da Poesia. O vocábulo “abismo” tem sua origem ligada ao termo grego “ábyssos” (= sem fundo, muito profundo). O adjetivo referente a esse substantivo é “abissal” (Exemplo: Às vezes, o poeta esquece o mundo, como um mergulho na profundeza abissal do mar.). Existe também a forma variante “abismal”, com grafia diferente e com o mesmo sentido.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: