“Prever” e “ver” seguem a mesma conjugação

| 28/12/2019, 11:32 11:32 h | Atualizado em 28/12/2019, 11:43

Ele nasceu em 29 de dezembro de 1800, em New Haven, Connecticut, EUA. Começou sua carreira como sócio do pai, mas o negócio deles faliu em 1830. Ficou conhecido por ter descoberto a vulcanização da borracha.

Trata-se de um processo em que se mistura enxofre com borracha em alta temperatura. Esse processo foi descoberto acidentalmente. A centenária companhia Goodyear de pneus escolheu esse nome em homenagem a esse norte-americano, no entanto os descendentes desse inventor jamais participaram dessa companhia como donos ou acionistas. Morreu em 1860, em Nova York, EUA. Ele é Charles Goodyear.

29/12 (DOMINGO): Dia Mundial da Biodiversidade. Observem-se esta frase e os trechos sublinhados: Convidamos o maior número de alunos possível para a palestra sobre biodiversidade. Nesse exemplo, a palavra “possível” fica no singular por causa do uso da expressão “o maior”. Isso ocorre também com o emprego das expressões “o menor”, “o mais” e “o menos”.

30/12 (SEGUNDA-FEIRA): Dia da Engenharia Militar. Como se sabe, quem previne, previne alguém ou alguma coisa (Exemplo: Militar reformado, Joaquim preveniu a filha.). Por esse motivo, deve-se dizer que ele “a preveniu”, e não “lhe preveniu”. Vale lembrar também que se pode “prevenir de (ou contra) alguém ou alguma coisa”.

31/12 (TERÇA-FEIRA): Dia da Esperança. O verbo “prever” é derivado do verbo “ver”. Consequentemente, seguem a mesma conjugação: Ele viu/Ele previu. É preciso ficar atento a algumas flexões (Exemplo: Sem esperança, alguns astrólogos preveem catástrofes.). Assim como em “veem”, “preveem” não tem acento circunflexo (Outros exemplos: “Se o vir” e “Se ele previr”).

01/01 (QUARTA-FEIRA): Dia Mundial da Paz. Apesar de empregadas no dia a dia, algumas flexões verbais não existem. A título de exemplo, cita-se aqui o termo “preveu”. Outra flexão inexistente é “proporam”. Nesse caso, a forma correta é “propuseram” (Exemplo: Os líderes das principais potências propuseram acordo de paz.).

02/01 (QUINTA-FEIRA): Dia do Santo Nome de Jesus. Empregada com o sentido de “da cor azul da turquesa”, a palavra “turquesa” fica invariável (Exemplo: No culto, os três pastores usaram gravatas turquesa.). Além do termo “turquesa”, outros substantivos são usados para indicarem cores e não variam (Exemplos: “camisas abóbora” e “ternos cinza”).

03/01 (SEXTA-FEIRA): Dia do Juiz de Menores. Leiam-se as seguintes expressões: “um certo” e “uma certa”. Geralmente, nesses casos, os termos “um” e “uma” são desnecessários (Exemplo: Um certo homem começou a seguir o juiz na cidade. Exemplo reescrito: Certo homem...). Às vezes, usam-se “um” e “uma” com caráter expressivo: Algumas pessoas nos dão um certo cansaço.

04/01 (SÁBADO): Dia do Hemofílico. Com acento agudo na primeira sílaba, o vocábulo “vívido” quer dizer “ardente, intenso, vivo” (Exemplo: João chamava a atenção por causa de suas atitudes humanas e vívidas.). Sem acento agudo, “vivido” (Pronúncia: /vivído/) é o particípio do verbo “viver” (Exemplo: Hemofílico, João já tinha vivido muitos anos.).

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade

Nas histórias em quadrinhos e em desenhos animados, Pluto é o cachorro do Mickey. Curiosamente, apesar de Pluto e Pateta serem cães, apenas Pateta fala, por apresentar características humanas. Já no mundo da formação das palavras, o elemento “pluto” vem do grego “ploutos” (= riqueza) e forma algumas palavras da língua portuguesa, como plutocracia (Sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico.).

J. Jerry Tononi é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: