“Porventura” e “por ventura”

| 06/06/2020, 07:16 07:16 h | Atualizado em 06/06/2020, 07:37

No calendário gramatical desta semana, as sete dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Flexão verbal. 2. Ortografia. 3. Ambiguidade. 4. Semântica. 5. Conjunção. 6. Flexão de número.

07/06 (Domingo): Dia da Assinatura do Tratado de Tordesilhas. As palavras “controvérsia” e “controverso” são comuns. Emprega-se pouco o verbo “controverter”, o qual tem o sentido de “fazer objeção a, contestar”. Vejam-se algumas flexões desse verbo: controverto; controverti; controverterei (Exemplo: Todos assinaram o tratado, sem que ninguém o controvertesse.).

08/06 (Segunda-feira): Dia do Citricultor. O verbo “destilar” vem do latim “destillare” (de “stilla”, gota). Diante disso, não existe o verbo “distilar”, com “dis”. Destilar, com “des”, significa “fazer a destilação de, deixar cair gota a gota” (Exemplo: O fazendeiro decidiu destilar sucos de frutas cítricas.). Vale lembrar que não existem “distilaria” e “distilação”.

09/06 (Terça-feira): Dia do Jovem. Leia-se esta frase ambígua (duplo sentido): No meio da multidão, havia um jovem, que dava gritos histéricos. Quem dava gritos histéricos? A multidão? O jovem? Para resolver essa dúvida, vejam-se estas sugestões: 1. No meio da multidão, que dava gritos histéricos (...). 2. (...) havia um jovem, o qual dava gritos histéricos.

10/06 (Quarta-feira): Dia da Raça. No mundo jurídico, “impetrar” quer dizer “requerer” (providência judicial). É importante dizer que requerer não significa “querer novamente”. Requerer tem o sentido de “solicitar mediante requerimento ou petição” (Exemplo: O advogado impetrou ao juiz a libertação de João, preso por comportamento violento e racista.).

11/06 (Quinta-feira): Dia da Marinha Brasileira. A expressão “à medida que” corresponde a “à proporção que” (Exemplo: O marinheiro ficava muito feliz à medida que seu navio aproximava-se do litoral.). Já a expressão “na medida em que” equivale a “uma vez que, já que, porque, por causa de, devido a”. Não existem “à medida em que” e “na medida que”.

12/06 (Sexta-feira): Dia dos Namorados. Não é preciso pluralizar certas palavras. Elas já sugerem a ideia de “conjunto”. Como exemplo, cita-se aqui “correspondência”: Vinícius não recebeu a correspondência (e não “correspondências”). Outro exemplo é “material”: Namorados e ansiosos por uma casa, eles já compraram material de construção (e não “materiais” de construção).

13/06 (Sábado): Dia do Turista. O vocábulo “porventura” (junto) significa “acaso” (Exemplo: Se porventura viajar nas férias, avise-me, por gentileza.). Que não se esqueça de que se pode dizer “se acaso” (e não “se caso”). Já a palavra “por ventura” (separado) quer dizer “por sorte, por misericórdia” (Exemplo: Nas férias, no acidente, Paulo foi salvo por ventura.).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: