Parêntese ou parêntesis?

| 25/07/2020, 08:02 08:02 h | Atualizado em 25/07/2020, 08:09

No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Ortografia. 2. Imperativo. 3. Concordância. 4. Flexão de número. 5. Artigo. 6. Estrangeirismo.

26/07 (DOMINGO): Dia da Vovó. Há algumas palavras e expressões que podem confundir e provocar desvios da norma culta. Leiam-se quatro exemplos: “debaixo” (junto), “de cima” (separado), “embaixo” (junto) e “em cima” (separado). Vejam-se estas frases: 1. Vovó escondeu o lixo debaixo/sob do/o tapete. 2. Vovó colocou a bolsa em cima/sobre do/o balcão.

27/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Despachante. De vez em quando, encontra-se o termo “vide” como imperativo do verbo “ver”. Nesse caso, esse termo está em latim (Exemplo: No e-mail, o despachante destacou a seguinte mensagem: “Vide página 10 do documento anexo”.). Não há problema em empregar a flexão “veja(-se)” (Exemplos: 1. Veja a página 10. 2. Veja-se a página 10.).

28/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Diretor Escolar. É preciso ficar muito atento ao emprego da expressão “por si só”. Isso porque o termo “só” deve concordar com o substantivo a que se refere. Observem-se estes exemplos: 1. Segundo o diretor, as medidas propostas, por si sós, revolverão o problema na escola. 2. A prova apresentada, por si só, não é suficiente.

29/07 (QUARTA-FEIRA): Dia da Identificação. Qual a forma correta: parêntese ou parêntesis? Resposta: As duas formas são corretas. Vale destacar a flexão de número desses vocábulos: o parêntese e os parênteses; o parêntesis e os parêntesis (Exemplos: 1. A identificação do nome de João estava entre parênteses. 2. A identificação dele estava entre parêntesis.).

30/07 (QUINTA-FEIRA): Dia da Fotografia. Antes do nome de pessoas, o emprego (ou não) do artigo definido (o, a, os, as) tem a ver com relacionamento. Veja-se esta frase: 1. Penso na (em+a) Maria quando vejo sua fotografia (Com “a”, sugere “intimidade, proximidade, afetividade”.). 2. Gosto de Marisa, minha atual chefe (Sem “a”, sugere-se formalidade, distinção.).

31/07 (SEXTA-FEIRA): Dia do Mágico. Que se lembre deste vocábulo: “caracteres”. Trata-se do mesmo plural para palavras diferentes. “Caracteres” é o plural de “caráter” (Exemplo: Além de bons mágicos, eles são bons caracteres.). “Caracteres” também é o plural de “caractere” – sinal, figura, símbolo (Exemplo: Enquanto trabalhava no programa, José conhecia todos os caracteres.).

01/08 (SÁBADO): Dia da Amamentação. Leiam-se estes termos aportuguesados: balé (do francês “ballet”), carnê (do francês “carnet”) e tíquete (do inglês “ticket”). Que se dê sempre preferência às formas em português, como se fez neste exemplo: Mesmo em pé e com o filho no colo, a mãe o amamentava enquanto esperava na fila para pagar o carnê (e não o “carnet”).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: