“Para aonde” ou “para onde”

| 01/08/2020, 08:09 08:09 h | Atualizado em 01/08/2020, 08:20

Domingo (02/08): Dia Universal do Folclore. Na flexão de verbos, é preciso ficar atento a duas terminações: “-ão” e “-am”. A primeira delas (-ão) indica “futuro” (Exemplo: Na próxima segunda-feira, meus livros sobre folclore chegarão.).

A segunda terminação (-am) indica “passado” (Exemplo: Na última segunda-feira, meus livros sobre folclore chegaram.).

Segunda-feira (03/08): Dia do Tintureiro. Com a segunda sílaba “cri”, a palavra “lacrimejar” tem a ver com o “ato de verter/fazer correr lágrimas” (Exemplo: Durante a aplicação da tintura, os olhos do tintureiro lacrimejavam.). Existe a forma variante (escrita diferente com o mesmo sentido) “lagrimejar”, com a segunda sílaba “gri”.

Terça-feira (04/08): Dia do Padre. O verbo “prostrar(-se)” significa “lançar(-se) por terra”, “extenuar(-se)” (Exemplo: Desolado, o padre prostrou-se em um dos bancos da igreja.). Já “postar(se)” quer dizer “colocar(-se)” (Exemplo: O padre postou-se diante do bispo). Na grafia, veja-se que a diferença está na inclusão (ou não) da consoante “r”.

Quarta-feira (05/08): Dia da Farmácia. Leiam-se estas duas conjunções: conquanto e porquanto. Como se vê, as sílabas “quan” e “to” aparecem nelas. Esses vocábulos correspondem aos seguintes termos: pois/porquanto e embora/conquanto (Exemplos: 1. Foi à farmácia, porquanto estava doente. 2. Conquanto tenha adoecido, não foi à farmácia.).

Quinta-feira (06/08): Dia do Ar. Às vezes, faz-se esta pergunta: “Para aonde você vai?” Nesse caso, nota-se a construção equivocada “para aonde”. Se se empregar o elemento “para”, não se precisará do “a” em “aonde” (Exemplo: Aonde você vai em busca de ar puro?). Caso se retire o “a”, pode-se manter o “para” (Exemplo: Para onde você vai em busca de ar puro?).

Sexta-feira (07/08): Dia do Nascimento de Caetano Veloso. Geralmente, o emprego do hífen provoca dúvidas. Como exemplo, cita-se aqui o prefixo “co”. Esse prefixo sempre rejeita o hífen, não importando se a palavra seguinte começa por “o” ou “h” (Exemplos: 1. João é coautor de biografia sobre Caetano Veloso. 2. Pedro é coerdeiro de importante cantor brasileiro.).

Sábado (08/08): Dia do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Como se usa o pronome “você” diariamente, é importante dizer que esse pronome sempre repele o sinal indicador de crase. Vale repetir: Não se emprega crase antes de “você” (Exemplo: Parabéns a você! Graças a você, a comunidade preservou o patrimônio histórico e artístico nacional.).

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: