O termo é “freiar” ou “frear”?

| 29/02/2020, 09:43 09:43 h | Atualizado em 29/02/2020, 09:45

Ele nasceu em 5 de março de 1887, no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro (RJ). Morava com seus pais e com seus 7 irmãos nesse bairro. Autodidata, aos 6 anos, compôs a primeira peça para violão. Aos 8 anos, começou seu interesse por Bach.  

O  desejo de sua mãe era que ele entrasse para a faculdade de Medicina. Na Semana de Arte Moderna, em São Paulo, apresentou-se de casaca e chinelo, pois sofria com sintomas da “gota” em um dos pés. Durante a apresentação, ouviu vaias e urros da plateia. Em 1945, no Rio de Janeiro, criou a Academia Brasileira de Música e foi seu primeiro presidente. Esse músico brasileiro disse esta célebre frase: “Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta”. Faleceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1959. Ele é Heitor Villa-Lobos, mais conhecido como Villa-Lobos.

01/03 (DOMINGO): Dia da Vindima (Colheita de Uvas). Deve-se ficar muito atento ao sentido das frases com as palavras “cada” e “todo”. Leiam-se estes dois exemplos: 1. O dono da vinícola deu uma garrafa de vinho a cada turista (Nesse caso, o termo “cada” particulariza.). 2. O dono da vinícola deu uma garrafa de vinho a todo turista (Nesse caso, o termo “todo” generaliza.).

02/03 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Turismo. Entre vários significados, o verbo “censurar” quer dizer “desaprovar ou criticar algo considerado ruim”. Esse verbo rejeita o pronome “lhe(s)” como complemento. No lugar desse pronome, empregam-se “o(s)” e “a(s)” (Exemplos: 1. O líder da excursão censurou o turista diante de todos. 2. O líder da excursão censurou-o diante de todos.).

03/03 (TERÇA-FEIRA): Dia do Careca. Como o sentido de “desfrutar”, há duas construções possíveis com o verbo “gozar”: 1. Simone gozava os prazeres que a riqueza lhe oferecia. 2. Aos 30 anos e já careca, José sempre gozou de ótima saúde. Há a preferência pela segunda construção, com a inclusão da preposição “de”. Isso porque ela é mais enfática, destacando o complemento desse verbo.

04/03 (QUARTA-FEIRA): Dia da Intimidade. A palavra “indiscrição” vem do latim “indiscretione”. Ela significa “ato considerado indiscreto ou inconveniente” (Exemplo: A intimidade provoca infelizmente comportamentos indiscretos.). Por causa da grafia “indiscreto”, com a penúltima sílaba “cre”, há quem escreva equivocamente “indiscreção”. Esse vocábulo não existe.

05/03 (QUINTA-FEIRA): Dia do Filatelista Brasileiro. O adjetivo “infrene” vem do latim “infrenis” (= sem freio) e significa “desenfreado, descontrolado, violento” (Exemplo: Apesar de ser um simples colecionador de selos, João vive constantemente paixões infrenes.). Vale lembrar que se escreve “freio”, e jamais se grafam “freiar” e “freiada” (Correção: frear e freada).

06/03 (SEXTA-FEIRA): Dia Mundial da Oração. Observem-se estas construções frasais: 1. O pastor disse a João para orar diariamente. 2. Os pais disseram ao filho para ter cuidado. Elas têm a seguinte organização: dizer + a alguém para + infinitivo. Essa construção não é recomendável. Vejam-se essas frases agora corrigidas: 1. (...) que orasse diariamente. 2. (...) que tivesse cuidado.

07/03 (SÁBADO): Dia do Fuzileiro Naval. O termo “mor” (Plural: mores) é uma redução do adjetivo “maior”. O trecho seguinte foi transcrito de Os Lusíadas (de Luís Vaz de Camões): “(...) que seja mor o dano que o perigo”. Esse termo é mais usado em palavras compostas, como altar-mor e guarda-mor (Exemplo: No navio, alguns marinheiros não respeitavam o capitão-mor.).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: