Expressão “frente a” não existe

| 14/03/2020, 08:23 08:23 h | Atualizado em 14/03/2020, 08:24

Ele nasceu em 21 de março de 1685, em Eisenach, uma pequena cidade da Turingia, na Alemanha. Ficou órfão de mãe aos nove anos e de pai aos dez. Depois disso, morou com o irmão mais velho, Johann Christoph.

O músico alemão casou-se duas vezes e teve 20 filhos. Enquanto vivo, rejeitaram seu trabalho; apenas 12 de suas 1.100 composições foram replicadas. Além de produzir uma vasta obra, ele foi organista, cravista, violinista, regente e diretor de serviços musicais de igreja. Quando perguntavam a ele o segredo de seu talento, o músico respondia: “Eu trabalhei duro”. Não acumulou riquezas e trabalhou até os últimos dias de vida. Mais de 100 de seus descendentes tornaram-se organistas de igrejas. Morreu cego em 1750, em Leipzig, Alemanha. Ele é Johann Sebastian Bach, mais conhecido como Bach.

15/03 (Domingo): Dia dos Animais. O verbo “desviar(-se)” significa “afastar-se, evitar, fugir de”. Com esse sentido, esse verbo é pronominal, ou seja, ele aparecerá seguido de pronome (Exemplo: Durante a viagem, o motorista desviou-se de vários animais.). Assim, não se diz, por exemplo, que “fulano desviou do buraco”; diz-se que “fulano desviou-se do buraco”.

16/03 (Segunda-feira): Dia da Era Espacial. Com o significado de “fazer elogios, louvar”, o verbo “elogiar” repele o pronome “lhe(s)” como complemento. Leiam-se estes dois exemplos: 1. Por sua inteligência e coragem, a população elogiava o astronauta. 2. Por sua inteligência e coragem, a população elogiava-o. No lugar de “lhe(s)”, empregam-se “o(s)” e “a(s)”.

17/03 (Terça-feira): Dia do Aniversário da Cidade de Aracaju (SE). É muito comum a flexão verbal “éramos” seguida de numeral (Exemplo: Quando morávamos em Aracaju, éramos sete em casa.). No exemplo, veja-se que não se disse “éramos em sete”, com a inclusão da preposição “em” (Exemplo: Éramos três – e não “em três” – quando a canoa virou.).

18/03 (Quarta-feita): Dia da Chuva. Às vezes, o registro de horas provoca dúvidas, especialmente no uso do sinal indicador de crase. Cita-se aqui um exemplo muito comum: No período da manhã, em Marilândia, começou a chover muito entre as 7h e as 8h. Observe-se a característica dessa expressão: o uso da preposição “entre” e do termo “as” sem crase.

19/03 (Quinta-feira): Dia da Escola. Que se fique muito atento a nomes de cores. Isso porque alguns desses nomes são invariáveis, ou seja, nunca mudam (Exemplo: Na escola, a direção encomendou uniformes azul-céu para os alunos.). No mundo da cor azul, vejam-se palavras que não variam: calças marinho, blusas azul-marinho e blusas azul-celeste.

20/03 (Sexta-feira): Dia da Aquicultura. O vocábulo “aquicultura” refere-se à “atividade técnico-científica-econômica destinada à criação de seres vivos aquáticos, como peixes, crustáceos e algas, para aumentar a produtividade dos ambientes em que vivem”. Existe a forma variante (grafias diferentes e com o mesmo sentido) aquacultura, com a sílaba “qua”.

21/03 (Sábado): Dia do Sono. Apesar de empregada frequentemente, a expressão “frente a” não existe. No lugar dela, pode-se usar “em frente a” (Exemplo: A aluna dormia em frente ao (a + o) professor.). Em vez de “frente a”, sugerem-se aqui outras locuções, como “em frente de” e “na frente de” (Exemplo: Durante a aula, dois alunos discutiram na frente da professora.).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: