“Entreter” segue a mesma conjugação do verbo “ter”

| 11/01/2020, 09:42 09:42 h | Atualizado em 11/01/2020, 09:50

Ele nasceu em 17 de janeiro de 1706, em Boston, na colônia de Massachusetts (EUA). Era filho de um fabricante de sabão. Com 10 anos de idade, foi obrigado a deixar os estudos para trabalhar com o pai.  

Assinou três documentos principais na criação dos Estados Unidos: a “Declaração da Independência”, o “Tratado de Paz” e a “Constituição”.

Quando os Estados Unidos imprimiram seus primeiros selos postais, gravaram a imagem desse inventor e político americano nesses selos.

Aprendeu diversas línguas, tocava vários instrumentos e se dedicava às ciências. Inventou o “para-raios”.

Ele disse a seguinte frase: “Deus cura. O médico manda a conta.” Morreu na Filadélfia (EUA), em 1790. Ele é Benjamin Franklin.

12/01 (DOMINGO): Dia do Contador. O verbo “dilapidar” significa “demolir, destruir, gastar demasiadamente, esbanjar”.

Nesse sentido, como exemplo, podem-se dilapidar os bens, a fortuna e o dinheiro público (Exemplo: O contador da prefeitura descobriu quem dilapidou o dinheiro público.). Não existe a forma variante “delapidar”, com a sílaba inicial “de”.

13/01 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Tratado de Madri (entre Portugal e Espanha). O adjetivo “superior” significa “mais elevado, que está acima”.

Como se vê, a ideia de “mais” está implícita em “superior”. Diante disso, não se diz “mais superior” (Exemplo incorreto: O time de Portugal foi mais superior ao time da Espanha. Correção: O time de Portugal foi superior ao...).

14/01 (TERÇA-FEIRA): Dia do Treinador de Futebol. No sentido de “ter vigor, vigorar, estar em vigor”, o verbo “viger” somente tem as formas em que, depois do radical (vig-), aparece a vogal “e”.
Por esse motivo, por exemplo, não se emprega a forma “vigir”. (Exemplo: Treinador de futebol competente, o contrato de Vital continua vigendo.).

15/01 (QUARTA-FEIRA): Dia Internacional do Compositor. Quando se comparam, comparam-se dois ou mais seres.

Geralmente, pergunta-se: Compara-se “x” a “y” ou se compara “x” com “y”? No mundo da regência verbal, as duas construções são corretas (Exemplo: O jovem compositor não gosta de que o comparem a/com Renato Russo.).

16/01 (QUINTA-FEIRA): Dia dos Cortadores de Cana. A preposição “de” pode mudar o sentido de uma frase. Em “beber de”, por exemplo, essa preposição indica “parte, porção de” (Exemplo: O cortador de cana disse aos amigos: “Não bebam desta (de + esta) água”.). Emprega-se “de” também apenas para realçar (Exemplo: O pobre do (de + o) boia-fria estava extremamente cansado.).

17/01 (SEXTA-FEIRA): Dia dos Tribunais de Contas. Como se sabe, o verbo “delinquir” quer dizer “cometer delito”. Esse verbo só tem as formas com “que” ou “qui” (Exemplo: Graças ao Tribunal de Contas, algumas instituições públicas não delinquem.). Não há formas com “qua” ou “quo”. Na dúvida, que sempre se pergunte, que sempre se consulte.

18/01 (SÁBADO): Dia Internacional do Riso. O verbo “entreter” é formado com a combinação dos termos “entre” e “ter”. Por esse motivo, ele segue a mesma conjugação do verbo “ter”: eu tinha/eu entretinha (Exemplo: Os palhaços entretinham o público a todo momento.).

Quanto à acentuação gráfica, é preciso ficar atento a estas formas: ele tem/entretém e eles têm/entretêm.

MOSTRA (DA) SUA LÍNGUA

Curiosidade
A Gestapo (pronúncia: /guestapo/) era a polícia secreta alemã no regime nazista (1933-1945).
Apesar de considerada a polícia secreta de Adolf Hitler, a ideia da criação da Gestapo partiu de Hermann Goring, oficial nazista de alto escalão.

Essa polícia secreta utilizava métodos cruéis e estava envolvida na morte de muitas pessoas. O termo feminino Gestapo vem das iniciais de “Geheime Staats Polizei” (= Polícia Secreta do Estado).

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: