Automatização ou automação?

| 23/05/2020, 10:11 10:11 h | Atualizado em 23/05/2020, 10:14

Domingo, 24/05: Dia do Vestibulando. O verbo “abster(-se)” é derivado do verbo “ter” (Exemplo: Abstenho-me sobre as novas regras para o vestibular.).

Por ser derivado de “ter”, “abster(-se)” segue a mesma conjugação desse verbo (Exemplos de flexões: Ele abstém-se e eles abstêm-se). Veja-se que, no singular, usou-se acento agudo; no plural, acento circunflexo.

Segunda-feira, 25/05: Dia da Toalha. Alguns usuários da língua portuguesa rejeitam o verbo “ajuntar”, com a sílaba inicial “a”. Na verdade, os verbos “ajuntar” e “juntar” têm o mesmo sentido e são corretos (Exemplo: A mãe de Isabela ajuntou/juntou todas as toalhas sujas.).

Na verdade, em geral, esses usuários preferem a palavra “juntar” ao vocábulo “ajuntar”.

Terça-feira, 26/05: Dia do Revendedor Lotérico. É preciso verificar se determinadas palavras existem.

Como exemplo, veja-se o verbo “colorir” no presente do indicativo: - (eu), colores (tu), colore (ele), colorimos (nós), coloris (vós) e colorem (eles). Observe-se que não existe “coloro” (Erro: O revendedor lotérico disse: Coloro desenhos durante minha folga. Correção: ...Dou cores a desenhos...).

Quarta-feira, 27/05 : Dia do Brinquedo. Quando se atira algo, atira-se algo “ao chão” ou “no chão”, por exemplo? Nesse caso, com o sentido de “arremessar, lançar”, as duas construções são corretas, com os termos “a” (ao) e “em” (no). Pode-se usar também a preposição “contra”. Leiam-se estes exemplos: A criança atirou o brinquedo ao chão. (...) no chão. (...) contra a mãe.

Quinta-feira, 28/05: Dia Internacional do Hambúrguer. Automatização ou automação? Qual palavra está correta? As duas formas são aceitáveis (Exemplo: A automatização/automação barateou a produção de hambúrguer.). Apesar disso, estudiosos recomendam “automatização”, por ser formada em português. Já automação vem do inglês “automation”.

Sexta-feira, 29/05: Dia do Estatístico. Rigorosamente, o verbo “sobreviver” quer dizer “viver além, ter uma sobrevida” (Exemplo: Depois de três cirurgias, Pedro sobrevive apenas com um rim.). “Sobreviver” não tem o sentido de “viver mal” (Inadequação: O estatístico sobrevive como trabalhador informal. Adequação: O estatístico vive mal como trabalhador informal.).

Sábado, 30/05: Dia do Decorador. O verbo “romper(-se)” é pronominal, ou seja, aparecerá seguido de pronome. Apesar de comum, leia-se esta frase incorreta: O cano do apartamento rompeu com a intervenção do decorador. Para corrigir essa oração, basta dizer que “o cano do apartamento rompeu-se”. Isso porque algo sempre “se rompe”, e não “rompe”.

ERRATA: Na última coluna (16/05/20), onde se lê “convidamos-lhe”, leia-se “obedecemos-lhe”.

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: