Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Desabastecimento de produtos deve ser transitório

| 20/12/2020, 08:24 08:24 h | Atualizado em 20/12/2020, 08:32

A retomada do consumo, ainda dentro de um cenário de pandemia e incertezas, provocou desabastecimento de alguns produtos associado ao aumento de preços. Do carro novo a eletrodomésticos, passando pelas embalagens, o mercado vive dias de apreensão. E ainda há outro indutor de consumo, que são as compras de Natal. Porém, essa situação de mercado deve ser alterada com a perspectiva da vacina e um quadro de normalização. “Podemos dizer que temos um desabastecimento transitório, e que a alta de alguns preços não vai se sustentar”, aponta o diretor de Interesses da Findes, Luiz Claudio Montenegro.

Descompasso

O diretor da Findes considera que se trata de um fenômeno registrado na cadeia de suprimentos causado por uma situação de incerteza que provoca demanda superdimensionada. “A oferta dos insumos, após a abrupta paralisação trazida pelo isolamento social, nem sempre se dá na velocidade do consumo”, salienta Montenegro.

Imagem ilustrativa da imagem Desabastecimento de produtos deve ser transitório
|  Foto: Fábio Nunes / AT

ALÉM DA ATRAÇÃO TURÍSTICA Vai longe o tempo em que Ibiraçu era apenas um ponto de passagem da BR-101 para um pastel, caldo de cana e comprar frutas na beira da rodovia. É cada vez maior o número de visitantes e peregrinos no Morro da Vargem, onde o Mosteiro Zen ergueu estátua gigante de Buda. Local começa também a gerar negócios, como fábrica de cerâmica conduzida com moradores de famílias carentes e idosos, e há previsão de restaurante e lanchonete na área.

Com que dinheiro?

A decisão de Ricardo Lewandowski, do STF, autorizando estados e municípios a comprarem vacina contra Covid-19, mesmo sem registro na Anvisa, e desde que registrada em agência internacional, aperta o cinto dos prefeitos. Reeleito em Cachoeiro, Victor Coelho pergunta: “Com que dinheiro?”. Ele diz que neste ano teve perda de R$ 80 milhões na receita, por causa da pandemia. E aponta: “Mais de 60% da receita dos impostos ficam com o governo federal”.

A propósito

Entre as frases do ano, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, desponta com a pérola que deixou rolar ao falar sobre a compra de vacinas: “Se houver demanda”.

Ops... Carlini

Com o fim das coligações na eleição proporcional, o único caminho para Ivan Carlini (DEM), 1º suplente, virar vereador em Vila Velha, na próxima legislatura, é Rogério Cardoso (DEM) ocupar cargo na próxima administração. Só ele, o mais votado (3.763 votos), pode abrir passagem. E nessas condições, Carlini, seis vezes presidente da Câmara, não poderá ocupar nenhum cargo na Mesa-Diretora.

Baleia em Manguinhos

Coleguinha Francisco Borges já estrilou publicamente contra o mau cheiro na área da praia de Manguinhos, Serra, onde foi enterrada recentemente uma baleia jubarte. E a coluna já registrou a falta de sinalização adequada ali. Na que foi feita, não há menção à baleia. É comum ver pessoas desavisadas deitadas no local.

Floresta plantada

Dentro dos projetos prioritários relacionados pela Suzano para 2021, figura a expansão da base florestal da empresa, com um investimento de R$ 380 milhões. O projeto contempla a aquisição ou arrendamento de áreas rurais, plantios, conduções e tratos culturais.

CURTA

CONVITE Após oito anos de mandato à frente da Prefeitura de Baixo Guandu, e bem avaliado, Neto Barros foi convidado a integrar o Conselho de Economia Criativa da Findes.

DOCUMENTÁRIO Familiares e amigos na expectativa do documentário sobre o saudoso professor José Maria Coutinho, referência na cultura de Aracruz, em fase de produção.

COTAÇÃO O capixaba Caê Guimarães teve seu romance “Encontro Você no Oitavo Round”, prêmio nacional Sesc de Literatura 2020, classificado como “ótimo” pela crítica carioca.

APOSTA DA VEZ Já tem bolão informal de apostas para ver quem acerta a data do início da vacinação nacional contra a Covid-19.

FILOSOFIA NA PANDEMIA “Nunca pensei que no Natal iria desejar uma vacina de presente”. Entreouvido numa feira repleta de gente com máscara no bolso e no queixo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: