X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Derrotados nas urnas, ex-vereadores ganham cargos nas prefeituras


Imagem ilustrativa da imagem Derrotados nas urnas, ex-vereadores ganham cargos nas prefeituras
Fachada da Prefeitura da Serra, onde três ex-parlamentares municipais foram nomeados em cargos de assessoria |  Foto: Arquivo/AT

Ex-vereadores e candidatos derrotados nas eleições de 2020 vão trabalhar nas gestões de prefeitos da Grande Vitória. A reportagem de A Tribuna identificou, nos diários oficiais de Vitória, Vila Velha, da Serra e de Cariacica, exemplos de políticos que, após não terem sido eleitos, vão ocupar cargos comissionados.

Em Vitória, os ex-vereadores Neuzinha de Oliveira (PSDB) e Sandro Parrini (DEM) foram nomeados pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) para assumir secretarias do município.

Enquanto Neuzinha será secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Parrini assumiu Esportes e Lazer. O salário de um secretário em Vitória é de R$ 13.871.

Além dos novos secretários, Pazolini também nomeou políticos que tentaram, sem sucesso, se eleger em eleições recentes, como os candidatos a vereador Breno Panetto (Novo) e Índio Ferreira Alves (Republicanos) que atuam como subsecretários de Cidadania e Esportes, respectivamente.

Em Vila Velha, pelo menos quatro candidatos a vereador que não se elegeram ocupam funções na prefeitura. É o caso de Nilma Batista Dias (PTC) e Gisele de Caio Silva (Podemos), nomeadas pelo prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) para o cargo de assessor técnico da Secretaria de Obras.

Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio (DEM) nomeou o ex-vereador Messias Donato (PTdoB - hoje Avante) secretário de Governo; o ex-candidato a vereador Juarez Gonçalves Valadão (PMN) coordenador de Apoio Gerencial na Secretaria de Desenvolvimento; e a ex-candidata Flávia Aparecida Gomes Henker (Rede) para gerente de Direitos da Mulher.

Já na Serra, o prefeito Sergio Vidigal (PDT) nomeou os ex-vereadores Aécio Leite (PT) para assessor técnico parlamentar, Fabão da Habitação (PSB) e Stefano Andrade (PSD) para assessores técnicos da Secretaria de Habitação. Os três vão receber salário de R$ 4.380.

Além disso, Vidigal também nomeou Halpher Luiggi para comandar a pasta de Infraestrutura e Mobilidade. Luiggi foi candidato a prefeito de Vitória em 2020, e é servidor público concursado da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Capacidade técnica” é o motivo

Ao serem indagadas sobre a nomeação de ex-vereadores e políticos para cargos comissionados, as prefeituras de Vitória, de Vila Velha e da Serra destacaram a capacidade técnica dos escolhidos.

Em nota, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT) , afirmou que “as nomeações e exonerações são de livre escolha do gestor de acordo com a capacidade técnica exigida pelos cargos”. A justificativa foi a mesma dada pela prefeitura de Vila Velha, em nota.

Já em Vitória, a prefeitura, em nota, explicou que o currículo de todos os nomeados foi analisado, bem como os antecedentes criminais para verificar qualquer histórico de irregularidade.

A prefeitura ainda destacou as escolhas de Sandro Parrini (DEM) e Neuzinha (PSDB) para os cargos de secretários de Esporte e Cidadania respectivamente, e justificou citando a atuação de ambos em comissões ligadas aos temas na época em que atuavam como vereadores na Câmara de Vitória.

A Prefeitura de Cariacica também foi procurada, mas não retornou o contato até o fechamento desta edição.


ALGUNS QUE RECEBERAM CARGOS


Vitória
Sandro parrini: secretário.
Neuzinha: secretária.
Breno Panetto: subsecretário.
Índio Alves: subsecretário.

Serra
Aécio leite: assessor técnico.
Stefano andrade: assessor técnico.
Fabão: assessor técnico.
Halpher Luiggi: secretário.

Vila Velha
Nilma dias: assessora técnica.
Gisele silva: assessora técnica.

Cariacica
Messias donato: secretário.
Juarez Valadão: coordenador

Fonte: Diário Oficial dos Municípios

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: