Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Demitido na quarentena

| 14/05/2020, 06:57 06:57 h | Atualizado em 14/05/2020, 07:01

Muitas pessoas perderam seus empregos –  e é claro que fica tudo muito mais duro se isso aconteceu durante a quarentena. Ok, desespere sim, mas depois, respire e fique calmo para poder pensar em estratégia e recolocação nesse momento desconhecido e imprevisível.

Olhando o lado cheio do copo: Esse tempo em casa pode ser aproveitado para uma série de coisas, desde atualizar seu curriculum, organizar as ideias e família, e reorganizar finanças.

Já pensou em fazer cursos online, nem que seja para distrair a cabeça? Pense primeiro em algo que gosta e, depois, em alguma coisa aplicável de forma imediata. Aproveite o tempo e o fato de existirem vários cursos, shows e outras formas de conteúdo online e gratuitas.

Não tem paciência? Vai precisar ter... Porque online é a palavra de ordem, e a única forma de comunicação e interação segura e possível agora – e por um bom tempo.

E por que não se preparar para as futuras entrevistas? Empresas estão cada vez mais fazendo-as via internet. Estude as plataformas em que isso acontece. FaceTime, Skype, Zoom.... cada uma tem uma maneira similar, porém, própria de funcionamento. Nada é complicado, mas apenas para poder focar no mais importante, que é a sua forma de se apresentar e o que vai dizer.

Vamos encarar: Aproveite para fazer uma autoanálise sincera, leve, mas efetiva. Analise o que deu errado (além da crise geral) e como quer se posicionar agora.

Anote, analise e anote novamente: Escrever e refletir ajuda a incorporar soluções.

Portanto, comece anotando mesmo: como lida com certas situações? Sabe escutar? Se adapta facilmente? Como se comunica? Entre outras coisas, é importante sinceridade e frieza, pois ninguém melhor que você para responder as perguntas e se ajustar.

Apertar o cinto: As contas não vão parar, e o dinheiro parou de entrar. A primeira coisa é se organizar e priorizar as contas. Faça alguns cortes de despesas não essenciais.

Informe-se de todas as possibilidades: elas têm sido oferecidas não apenas por bancos, mas por novos decretos etc.

Tente renegociar as possíveis dívidas e monte uma planilha para ter mais controle sobre seus gastos.

Família, parceiros e amigos: Se você mora com alguém, esse é o momento de valorizar, reencontrar e conversar. Falo por experiência própria: há 31 anos casada, descobri facetas incríveis em meu marido. Não sei se ele diria o mesmo de mim, mas temos atravessado o momento com relativa calma.
Finalmente, lembre-se: não é só você. Você não está sozinho e sim, em algum momento, isso vai passar!
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: