A delação de Henrique Constantino, chefão da empresa aérea Gol, pode complicar o projeto do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ele próprio havia confirmado a esta coluna, de disputar a Presidência da República em 2022.
Também atrapalha o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), outro pretendente ao cargo, em razão do envolvimento do ex-ministro Bruno Araújo, por ele escolhido para o cargo de presidente do PSDB.
Candidatíssimo
Rodrigo Maia disse que será candidato a presidente em qualquer quadro, "para ganhar ou para perder", como enfatizou.
Maia nega relação
Henrique Constantino implica Rodrigo Maia no recebimento de propinas. O presidente da Câmara nega e diz que nem conhece o homem da Gol.
Contaminação
João Doria não está implicado em qualquer caso de corrupção, mas os aliados temem “contaminação” do Bruno Araújo (PSDB), citado na delação.
Renovação
Simpático à expulsão de Aécio Neves e Beto Richa do PSDB, Doria precisaria incluir Bruno Araújo na lista para se livrar do risco de "contaminação".
Moro ficará mais tempo no STF do que foi juiz
Quando de fato for indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF), em 1º dia de novembro de 2020, o ministro Sérgio Moro (Justiça) terá 48 anos de idade e, com isso, poderá permanecer na Corte até 2047, pelo período 27 anos, cinco a mais do que o tempo em que ele foi juiz federal. Moro vai assumir a vaga do ministro Celso de Mello, já sob a presidência de Luiz Fux.
Trinta anos no STF
No próximo dia 1º, o ministro decano Celso de Mello estará a 17 meses da aposentadoria. Ele completa 30 anos no STF em 17 de agosto.
Ainda tem mais um
Em seu governo, Bolsonaro ainda vai nomear outro ministro no STF. Será em julho de 2021, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio.
Próximos presidentes
Fux vai presidir o STF até setembro de 2022. Posteriormente, será sucedido pelos ministros Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.
Professor que nada
No protesto dessa quarta-feira (15), dezenas de ônibus à espera mostraram que os "mortadelas" voltaram à Esplanada dos Ministérios. Eram 6 mil pessoas no auge do protesto, diz a Polícia Militar. Para o PT, que organizou o ato, 100 mil.
Vai perder sempre
Bolsonaro deve ter apreciado briga de rua, quando moleque. Só isso explica a disposição de se expor ao “quebra-queixo” de repórteres em Dallas (EUA), nessa quarta. Não tem o menor perigo de se sair bem.
Síndrome de Dom Quixote
O Superintendente Regional do Sebrae-DF, Antonio Valdir Oliveira, deu uma aula a esquerdistas sobre privatização de empresas deficitárias: "Criamos 'inimigos imaginários' para alimentar interesses corporativos".
Ficou insuportável
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) estava radiante na Comissão Mista de Orçamento. É que o ministro Paulo Guedes (Economia) não poupou elogios ao parlamentar, que é empresário.
Muito cedo
Experiente parlamentar, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) ironizou quem, na oposição, duvida dos 308 votos necessários à aprovação da reforma da Previdência. "A discussão mal começou", avisou.
Centrão e PT, tudo a ver
Partidos do Centrão viraram heróis do PT. A Fundação Perseu Abramo, do partido, celebrou a fofoca de que líderes do bloco, que agem como reservas morais, desmarcaram encontro com Bolsonaro.
Tropa de choque do governo
O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) publicou foto às 14h15 dessa quarta, na primeira fileira da comissão especial da reforma à Previdência. As luzes ainda estavam apagadas e os lugares, vazios.
Político atleta
Ex-vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (MDB) circulou no Congresso, esta semana. Impaciente, desceu o prédio do Anexo IV da Câmara de escada, mostrando fôlego pouco habitual para um político.
Perguntar não corta ponto
Por que protesto de funcionário público nunca é organizado no fim de semana?
Sem intimidades
No final de 1964, o então coronel João Paulo Burnier, que mais tarde seria o célebre brigadeiro, assumiu o comando da Base Aérea de Santa Cruz. Chefe rigoroso, era muito temido.
Certa vez, numa sexta-feira, reza a lenda que ele ligou para o Oficial de Dia, tenente Tomaz: "Tenente, soube que amanhã haverá sessão de cinema na Base. Qual será o filme?"
O tenente, nervoso, respondeu com a voz trêmula: "Eu, Você e o Destino”. O comandante Burnier não entendeu direito: "O quê?" Para evitar intimidades, o tenente se apressou em corrigir: "O filme é 'Eu, o Senhor e o Destino'"...
Colaboram: André Brito e Tiago Vasconcelos
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.
O Fundão Sem Vergonha de R$ 3,8 bilhões, aprovado na Comissão de Orçamento para bancar a campanha municipal, garantiu que as eleições 2020 sejam as mais caras da História. Em 2016, a primeira …
O presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), que ontem comandou a suspensão de 14 deputados e a advertência de outros quatro, afirmou que, se houve beneficiado pelas “candidaturas …
Parlamentares brasileiros têm ritmo próprio de “trabalho”, mas neste dezembro o ócio na Câmara dos Deputados alcançou a outro patamar. Serão apenas nove dias trabalhados oficialmente, incluindo …
A Casa Civil não ajuda nada na articulação para aprovar projetos importantes, como a Medida Provisória da Liberdade Econômica ou a reforma da Previdência, segundo se queixam integrantes do time de …
No exterior, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, adora o tapete vermelho dos diplomatas brasileiros, mas no Brasil ele os trata como inimigos, impedindo a tramitação de indicações de embaixadore…
Parlamentares que estiveram na fracassada reunião de ontem na residência oficial do Senado saíram com a certeza de que os presidentes das duas casas não estavam interessados em negociar acordo para …
O imbróglio envolvendo o uso de meios eletrônicos para validar o apoio à criação de partidos políticos pode facilitar a conclusão dos 76 pedidos de criação atualmente em tramitação no Tribunal …
Aplicativo de celular é uma das estratégias para criação do Aliança, partido do presidente Jair Bolsonaro, a tempo de disputar as eleições de 2020, segundo confirmou seu secretário-geral e ex-ministr…
A operação da Polícia Federal contra a venda de decisões na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode se ampliar a outras resoluções suspeitas e até às demais agência reguladoras, sempre em …
A PEC 199, aprovada com goleada, ontem, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara, foi inspirada em proposta apresentada há dez anos pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) …