Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Deixa isso pra lá

| 04/05/2021, 08:58 08:58 h | Atualizado em 04/05/2021, 09:09

O protocolo para tratamento farmacológico do coronavírus na internação que foi encomendado pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde) a um núcleo técnico-científico, criado por ele assim que assumiu o cargo, contraindicará o uso em ambiente hospitalar de remédios como cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina e outros sem eficácia comprovada para a Covid-19 e com relatos de efeitos adversos. O documento não tratará da utilização deles fora do ambiente hospitalar.

Receita
O protocolo, elaborado por grupo encabeçado pelo médico e professor da USP Carlos Roberto de Carvalho, indicará o uso de anticoagulantes e corticoides. O ministério já recebeu dois protocolos e aguarda ainda outros três ou quatro para contemplar toda a linha de cuidados.

Cronograma
Queiroga, que tem falado com parlamentares sobre o protocolo, deverá receber o material ainda nesta semana, e caberá a ele decidir de que maneira e quando ele será incorporado e distribuído pela rede nacional de saúde. Os protocolos têm como objetivo fornecer diretrizes uniformes para o tratamento da Covid-19, potencializando as chances de cura.

Não gorjeiam…
Em nova reunião ontem, o Ministério da Saúde sinalizou que deve iniciar a vacinação da delegação brasileira que vai para os Jogos de Tóquio a partir do dia 9 de maio. Seis cidades devem ser definidas para receber atletas e demais pessoas credenciadas: São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.

…como lá
O COB fez consulta ao governo para saber se teria possibilidade de imunizar integrantes da delegação que estão no exterior, mas a resposta foi negativa. Segundo levantamento, cerca de 199 atletas estão fora do País atualmente e terão que voltar se quiserem receber as doses.

Fica…
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, disse ao Painel que telefonou ao ex-presidente Lula (PT) para dizer que não acha prudente que eles se encontrem neste momento.

…pra próxima
Lula está em Brasília para encontros políticos, e correligionários de Calheiros especulavam que os dois fossem se reunir. “Disse que não acho recomendável, assim como não acho recomendável encontro meu com Bolsonaro. Sou o relator da CPI da Covid e preciso ser imparcial”, afirmou o senador.

Tensão
Para Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, hoje será mais um dia de desgaste para o partido qual faz parte.

Racha
“De um lado, (Luiz Henrique) Mandetta defendendo a ciência. Do outro, (o senador) Marcos Rogério (RO) na defesa do negacionismo de Bolsonaro”, diz Maia, referindo-se à participação dos colegas de DEM na CPI da Covid.

Cabo…
Ricardo Nunes (MDB) viverá em fogo cruzado no mês que será prefeito interino de SP enquanto Bruno Covas (PSDB) está licenciado para tratamento de câncer.

…de guerra
De um lado, membros do MDB que têm pressionado por influência na gestão deverão aumentar a carga. De outro, ele é observado de perto pelos aliados de Covas, que enxergam o mês como oportunidade de medir a fidelidade de Nunes ao prefeito.

Chegando
Os deputados emedebistas têm pedido apoio de Nunes para emplacar projetos –e com urgência, dado que 2022 é ano eleitoral.

Tudo…
O presidente da Câmara Municipal de SP, Milton Leite (DEM), diz que não haverá mudanças nas votações do Legislativo durante o período de afastamento de Covas.

…igual
“Vamos fazer votações até mesmo em homenagem ao prestígio que ele tem”, diz Leite, listando as prioridades: Plano Diretor, PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) e operações urbanas.

Tupi…
A abertura do Modernismo 22+100, ciclo de eventos sobre o centenário da Semana de 22 organizado pela gestão Covas, tem elenco definido.

…or not tupi
Kondzilla, Marco Antonio Villa, Eliane Dias (empresária dos Racionais MC's), Renata Almeida (diretora da Mostra de Cinema), Hugo Possolo (Theatro Municipal) e o secretário de Cultura Alê Youssef participam de debate, que será transmitido em maio.

Tiroteio
“Para quem não queria olhar para trás, Queiroga em poucos dias culpou Pazuello, médicos, hospitais e a imprensa”
De Paulo Lotufo, epidemiologista, sobre ministro pedir a empresários que repensem publicidade na imprensa que “não contribui para o País”

SUGERIMOS PARA VOCÊ: