Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Deixa disso

Coluna foi publicada nesta terça-feira (06)

Painel da Folha de São Paulo | 06/02/2024, 11:21 11:21 h | Atualizado em 06/02/2024, 11:21


Imagem ilustrativa da imagem Deixa disso
Integrantes da base do governo na Câmara acreditam que apenas o "tom paz e amor" de Lula será capaz de evitar uma situação de conflito aberto com Arthur Lira (PP) |  Foto: AGÊNCIA ESTADO

Integrantes da base do governo na Câmara afirmam que apenas a entrada em cena de Lula poderá evitar uma situação de conflito aberto com Arthur Lira (PP-AL) neste começo de ano. “Todos estamos aguardando o presidente Lula com seu tom paz e amor”, diz Cezinha de Madureira (PSD-SP). Reservadamente, parlamentares afirmam que trocar o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) não resolveria nada. Seria apenas adiar um problema que não tem fácil solução.

Frente fria

Para Orlando Silva (PCdoB-SP), o veto do governo a parte das emendas foi “no mínimo imprudente”. “O começo do ano estava tranquilo, agora ficou tudo nublado. Deveríamos ter exaurido as negociações antes”, diz.

Tá barato

O ministro Carlos Lupi (Previdência Social) afirma ser possível dobrar para R$ 12 bilhões a receita obtida hoje com o valor pago por instituições financeiras para ter o direito de administrar a folha dos benefícios do INSS. No ano passado, 19 instituições, entre bancos públicos e privados, cooperativas e financeiras, pagaram R$ 6 bilhões ao Tesouro para ter direito de fazer os pagamentos. O próximo leilão será realizado neste ano para o período de 2025 a 2029.

É tetra

Ao assumir o comando da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli alcança a quarta nomeação em pouco mais de um ano de governo Lula (PT). “Acho que bati um recorde”, diz. Antes, ele foi secretário-executivo do Ministério da Justiça, interventor federal na segurança do Distrito Federal e ministro interino do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Xadrez

O PT considera que em apenas 10 das 26 capitais do País a situação das candidaturas a prefeito está totalmente resolvida, seja com nome próprio ou como parte de uma coligação. Exemplos são Porto Alegre e Goiânia, com as candidaturas, respectivamente, das deputadas Maria do Rosário e Adriana Accorsi, além de São Paulo, com apoio a Guilherme Boulos (Psol).

Xadrez II

Entre os casos ainda espinhosos estão Fortaleza, com dois petistas disputando a vaga, Belo Horizonte, onde pode haver apoio ao prefeito Fuad Noman (PSD) e Rio, cidade em que o partido pleiteia a vice de Eduardo Paes (PSD). O grupo eleitoral da legenda se reúne nesta quarta-feira (07) para mapear a situação pelo País.

Fui claro?

Comandante do Exército, o general Tomás Paiva tem dito a interlocutores nos últimos dias que não haverá ordem do dia nos quartéis em 31 de março, aniversário de 60 anos do golpe de 1964. Ele tem deixado claro também que quem contrariar a diretriz e estiver na ativa será punido.

Fôlego

A nota da Arquidiocese de São Paulo que afirma estar investigando um “suposto novo fato de abuso sexual” envolvendo o padre Júlio Lancellotti deu novo impulso à instalação da CPI que mira o religioso na Câmara Municipal. O presidente da Casa, Milton Leite (União Brasil), afirma que, se a própria igreja decidiu investigar, é dever do Legislativo também apurar. O tema será tratado nesta terça-feira (06), pelos líderes partidários.

Modelo

O MBL fará um documento defendendo a implantação no Brasil de políticas linha-dura contra o crime adotadas pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele. O movimento mandou dois integrantes para acompanhar a reeleição dele, no último domingo (04). Entre os pontos listados estão redução da maioridade penal para 16 anos, punição para jovens que cometerem crimes hediondos e criminalização da apologia a símbolos do crime organizado.

Entrave

A tentativa de Tabata Amaral (PSB) de atrair o PSDB para sua chapa na disputa pela Prefeitura de São Paulo esbarra em uma avaliação da cúpula tucana de que ela apoiará a reeleição de Lula em 2026. Assim, o apoio a um nome da base do governo seria uma contradição para uma legenda que busca se marcar como de oposição ao governo federal. Os tucanos estudam lançar candidatura própria na cidade.

Não é não

A deputada estadual Beth Sahão (PT) protocolou projeto de lei para que as Delegacias de Defesa da Mulher de São Paulo funcionem sem interrupção durante o Carnaval. Nas cidades que não tiverem essas unidades, o projeto prevê atendimento prioritário às vítimas nas delegacias convencionais. Ela também enviou ofício ao governador Tarcísio de Freitas pedindo que as medidas sejam implementadas antes da aprovação do projeto.

Teto

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo anunciou ter ampliado a estrutura para atender mulheres no Carnaval. Segundo a pasta, as delegacias do estado receberam reforço durante o feriado. No total, serão 6.000 policiais atuando no período. Também haverá tendas de acolhimento para mulheres instaladas nos principais blocos carnavalescos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: