Decoração agora nas cores preta e branca

A decoração em preto e branco é um clássico versátil e atemporal. Se bem utilizada, a dupla é capaz de criar ambientes elegantes, modernos e pra lá de sofisticados. A arquiteta Gabriela Có destacou que, quando se opta por essas cores, os detalhes da decoração passam a aparecer mais.

“O branco, especialmente, tem o poder de destacar tudo que está em volta. O preto, por sua vez, em contraste com madeira, tons verdes, terrosos e dourado, traz um resultado sofisticado e acolhedor mesmo tempo. O mobiliário vintage e o high design se destacam especialmente em ambientes pelo contraste proporcionado”, explicou a especialista.

Alguns elementos, como almofadas e plantas, podem ser usados em ambientes com fundo preto e branco para dar esse contraste. Nas paredes, o preto deve ser usado com cuidado, sempre em ambientes com boa luz natural ou artificial.

“A escolha dos revestimentos deve ser cuidadosa, pois entram e saem de moda com rapidez. Prefiro deixar os detalhes para itens mais fáceis de serem substituídos, como cortinas e as cores das paredes, almofadas e adornos. Dessa forma, os ambientes não ficam datados nem defasados rapidamente”, ensinou Gabriela.

Kadyja Zanoli
Kadyja Zanoli
Cortinas

Empresária do ramo de decoração, Kadyja Ariane Zanoli falou que dá para usar o p&b até em cortinas, respeitando, claro, a proporcionalidade do ambiente. “Use o preto em composições menores e discretas e o branco em proporções maiores. Dessa forma, o morador não terá a sensação de que o ambiente está pesado, porque as peças com maior volume estarão em tons claros, dando leveza ao recinto”, lembrou.

Kadyja disse ainda que, para destacar as duas cores, é interessante fazer o uso de iluminação funcional e decorativa. “Arandela indireta, abajur e luminária de pé são algumas opções para destacar o p&b. Indica-se os tons de luz quentes 3000k, de led, para proporcionar aconchego e conforto a esses ambientes”, ensinou a empresária.

Por Luciana Pimentel