X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Decisão sobre retorno da Ufes vai ser em agosto


A pandemia do novo coronavírus afetou o calendário acadêmico e os alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estão há 114 dias sem aulas. Revoltados, estudantes cobram uma decisão em relação à retomada de atividades – sejam online ou presenciais –, o que é previsto para agosto.

Imagem ilustrativa da imagem Decisão sobre retorno da Ufes vai ser em agosto
Lucas Paiva, 19, estudante de Fonoaudiologia, é contra aulas a distância |  Foto: Dayana Souza/AT

Inicialmente, a Ufes havia cancelado as aulas de 17 a 29 de março. Mas, desde então, não houve retorno das atividades, por conta da pandemia. Os avisos de cancelamento das aulas têm ocorrido ao fim de cada mês.

O estudante de Fonoaudiologia Lucas Paiva, 19 anos, cobra um posicionamento transparente da universidade com a comunidade acadêmica, mas é contra a implementação de aulas a distância.

“Sou contra, pois a Ufes possui muitos alunos de baixa renda. Muitos não têm acesso à internet e a computador para realizar o ensino remoto”, ressaltou.

Lucas observa que, para alguns cursos, como os da área da saúde, as aulas práticas não compatibilizam com o ensino remoto.

Além disto, na avaliação dele, muitos alunos não possuem condições psicológicas, por conta de efeitos da pandemia, para essa modalidade de ensino.

Através de nota, a Ufes informou que a previsão para uma decisão relativa à retomada das atividades de ensino seja em agosto.

Imagem ilustrativa da imagem Decisão sobre retorno da Ufes vai ser em agosto
Ufes dá orientações sobre coronavírus |  Foto: Thiago Coutinho/AT

“A Administração Central da Ufes prevê para agosto a conclusão do processo de decisão nos Conselhos Superiores da universidade sobre a possibilidade de retomada das atividades de ensino e as diretrizes a serem estabelecidas pelos planos de contingência e de biossegurança”, informa a nota.

“Após a manifestação dos Conselhos, haverá definições mais claras sobre que medidas serão adotadas. Decisões sobre a reposição do conteúdo do período também caberão aos Conselhos Superiores”, ressalta ainda a nota.

Uma pesquisa divulgada pela Ufes no mês passado revelou que 57% dos estudantes são contrários à retomada de aulas a distância, enquanto 43% é favorável.

O levantamento ouviu 11.656 alunos, o que corresponde a 49,09% dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais.

Mais de 11 mil afirmaram ter acesso à internet, o que corresponde a 96% dos participantes da pesquisa, que foi feita através de um formulário enviado por e-mail.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: