Custa caro?

Gabriela Rebello (Foto: A Tribuna)
Gabriela Rebello (Foto: A Tribuna)
Dentre as desculpas para não se fazer dieta, a campeã é de que custa caro para se manter uma alimentação saudável. Mas a boa notícia é que não é preciso gastar muito para se manter o equilíbrio na dieta e nas finanças. É só fazer as escolhas certas dentro das possibilidades pessoais!

E nada de modismo, vamos focar no básico, no essencial. Quem disse que os produtos que você já utiliza não podem ser estrelas da sua dieta?

Carnes magras, ovos, cereais integrais, frutas, verduras e grãos... Além de naturalmente nutritivos, alimentos populares podem ser reinventados.

Na alimentação brasileira, existem alimentos populares com excelentes valores nutricionais. A gente costuma dizer que o arroz e o feijão são a dupla que deve estar em qualquer dieta.

Como exemplo, em vez de cair no integral, mais caro, é possível usar o arroz parboilizado, ou até o comum, de forma mais nutritiva.

Fala-se que o arroz é um carboidrato pobre. Isso não está completamente errado. Mas a gente pode adequar a quantidade e, principalmente, a qualidade. Acrescente linhaça, farelo de aveia ou vegetais e você terá um arroz nutritivo.

O gasto na pizzaria, no salgadinho da esquina, nas bolachas, chocolates e no fast food é bem maior do que comer bem e saudável, pode acreditar!

E isso tudo não sou apenas eu que falo. Há muitas histórias de superação de pessoas que contam que mudaram de vida, emagreceram e ainda economizam mais do que antes! Além de vários estudos que já demonstram esta realidade.

Para isso, algumas dicas são importantes e podem fazer toda diferença!

- Verifique a dispensa e a geladeira antes de sair de casa e faça uma lista de compras. Se organize e compre somente o essencial.

- Deixe os alimentos de longa data de validade para a compra mensal. Na compra semanal, adquira somente os alimentos perecíveis como: carnes, frutas e verduras. Assim, você irá consumir tudo fresco e com boa qualidade.

- Priorize as frutas da estação, que têm preço inferior às de outras épocas, além de terem melhor sabor e mais nutrientes.

- Se você gostar de abusar dos temperos naturais, faça uma horta caseira.

- Embalagens de saladas, frutas ou carnes em pequenas porções são realmente práticas, mas podem dobrar o custo de um produto. Não adianta: se você quer economizar sem abrir mão da saúde, a dica é fazer tudo em casa.

- Em vez de comprar aquela alface lavadinha, pronta para colocar no prato, compre o pé inteiro e... mãos à obra!

- Aproveite o alimento por inteiro! Utilize, por exemplo, a casca do abacaxi no preparo de doces ou chás e a casca da abóbora em uma farofa, além de economizar, dá um show de sabor às preparações.

- A carne é um dos itens mais caros da cozinha brasileira. Mas para manter o aporte necessário de proteína, não é preciso recorrer a ela todo santo dia. Substituí-la por ovos ou soja pode ser uma boa opção.

- Leve marmita para o trabalho. Você economiza e ainda garante uma alimentação mais saudável.

- Sobras? Congele! Você evita o desperdício e terá sempre frutas e vegetais à disposição.

Anotou as dicas da nutri? Chama as amigas e vamos que vamos gente! Emagreça com consciência e saúde, enriqueça com sustentabilidade e seja feliz.


últimas dessa coluna


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …