Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.


Assine agora e tenha acesso ao conteúdo exclusivo do Tribuna Online!

esqueceu a senha? Assinar agora
Cookies não suportados!

Você está utilizando um navegador muito antigo ou suas configurações não permitem cookies de terceiros.

Cursos para aprender a abrir o próprio negócio

Notícias

Economia

Cursos para aprender a abrir o próprio negócio


O empreendedor Robert Arruda, 36 anos, já possui uma fábrica em Cariacica e uma loja modelo na Praia da Costa, em Vila Velha (Foto: Leone Iglesias/AT)
O empreendedor Robert Arruda, 36 anos, já possui uma fábrica em Cariacica e uma loja modelo na Praia da Costa, em Vila Velha (Foto: Leone Iglesias/AT)

Abrir o próprio negócio não é somente “ter uma boa ideia” e colocá-la em prática, mas também estar preparado para as dificuldades que uma empresa bem gerida impõe.

A reportagem de A Tribuna separou 15 cursos com ensinamentos, informações e ferramentas para iniciar o caminho do empreendedorismo com o pé direito. Todos os cursos são gratuitos, 100% on-line – sem aulas presenciais – e ofertados por respeitadas instituições de ensino. A carga horária vai de duas a 40 horas/aula.

No Sebrae, por exemplo, há vários cursos de graça disponíveis no portal www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead, como os cursos “Aprender a empreender”, “Como controlar o fluxo de caixa”, “Atendimento ao cliente”, “Planeje-se para o comércio eletrônico”, “Como agir de maneira empreendedora” e “Planejamento estratégico para empreendedores”.

Um dos destaques é o curso, de apenas duas horas de duração, que ensina a entender e calcular os impostos incluídos no Simples Nacional, regime simplificado de tributação dedicado às micro e pequenas empresas do País.

No site da conceituada Fundação Getulio Vargas (FGV) — www.fgv.br/fgvonline —, há a possibilidade de fazer cursos gratuitos de diversos temas.

Ligados ao empreendedorismo, os cursos mais indicados são: “Conceitos e fundamentos do marketing digital”, “Introdução a precificação e comportamento da demanda” e “Marketing de serviços: economia, características e classificação”.

No Sesi, os cursos gratuitos para quem quer empreender são mais voltados à comunicação efetiva e bom atendimento prestado. No site ead.sesi.org.br/es, o usuário encontra os cursos “Comunicação no foco organizacional”, “Qualidade no atendimento e postura profissional” e “Satisfação do cliente”.

Apesar do foco em comunicação, administração e informática, a Fundação Bradesco — por meio do site www.ev.org.br — também fornece, gratuitamente, cursos voltados para o empreendedorismo. Merecem destaque os cursos: “Empreendedorismo e inovação” e “Estratégia de negócios”.

Os Cursos

Sebrae
Inscrições: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ead.

1 Aprender a empreender

  • Carga horária: 16 horas.
  • Compor o perfil empreendedor, com conceitos sobre mercado e finanças.

2 Como controlar o fluxo de caixa

  • Carga horária: 2 horas.
  • Fazer o controle do fluxo de caixa e conhecer ferramentas que ajudam a gerenciar o dinheiro do negócio.

3 Atendimento ao cliente

  • Carga horária: 8 horas.
  • Conhecer aspectos que contribuam com a satisfação do cliente.

4 Planeje-se para o comércio eletrônico

  • Carga horária: 3 horas.
  • Entender a importância, vantagens e desafios do planejamento para implementação do e-commerce.

5 Simples Nacional

  • Carga horária: 3 horas.
  • Compreender e calcular os impostos incluídos no Simples Nacional e avaliar se é uma opção vantajosa para a sua empresa.

6 Como agir de maneira empreendedora

  • Carga horária: 2 horas.
  • Aprender o que é necessário para tornar-se um empreendedor de sucesso.

7 Planejamento estratégico para empreendedores

  • Carga horária: 3 horas.
  • Definir estratégia para o negócio e desenvolver uma gestão eficiente.

Fundação Getulio Vargas
Inscrições: www.fgv.br/fgvonline.

8 Conceitos e fundamentos do marketing digital

  • Carga horária: 5 horas.
  • Definições de Marketing, os conceitos de Marketing de Serviços e Relacionamento e estuda as diferentes ferramentas on-line.

9 Introdução a precificação e comportamento da demanda

  • Carga horária: 5 horas.
  • Entender o mercado e suas necessidades, analisando aspectos como a teoria da demanda e da oferta.

10 Marketing de serviços: economia, características e classificação

  • Carga horária: 5 horas.
  • Um mergulho nos processos de serviços, que começam na fabricação e vão até a entrega ao cliente final.

Sesi
Inscrições: ead.sesi.org.br/es.

11 Comunicação no foco organizacional

  • Carga Horária: 20 horas.
  • Conhecimentos básicos sobre a comunicação e posturas adequadas frente às exigências das atividades de trabalho e relações humanas.

12 Qualidade no atendimento e postura profissional

  • Carga Horária: 10 horas.
  • Aprimorar o atendimento aos clientes, com foco na humanização.

13 Satisfação do cliente

  • Carga Horária: 40 horas.
  • Considerar que a qualidade de todo serviço e produto estará sempre em função das necessidade e das expectativas que o cliente deposita.

Fundação Bradesco
Inscrições: www.ev.org.br.

14 Empreendedorismo e inovação

  • Carga horária: 12 horas.
  • Conceitos sobre a postura empreendedora, os processos de inovação e identificação de oportunidades.

15 Estratégia de negócios

  • Carga horária: 20 horas.
  • Compreender a importância da estratégia para o mundo dos negócios.

Fonte: Instituições citadas.


 


Olá, !

Esse é o seu primeiro acesso por aqui, então recomendamos que você altere o seu nome de usuário e senha, para sua maior segurança.



Manter dados