Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em nosso dia a dia.

Na verdade, somos um grande balde d'água com sais minerais e proteínas. Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, e ela precisa estar em perfeito equilíbrio com os demais elementos para que tudo funcione adequadamente.

Vale observar que a falta de água faz com o que nosso organismo responda com a apresentação de vários sinais, tais como:

Dores de cabeça: A desidratação pode causar a dor de cabeça tensional, causada por alterações na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça.

Cansaço e mau humor: A água mantém a temperatura do corpo. Na falta dela, a ação enzimática desacelera, causando cansaço, desânimo e mau humor.

Intestino preso: Muita gente possui uma dieta rica em fibras e reclama que tem o intestino preso. Atenção! Pode ser falta de água.

Pele, boca e olhos secos: A água é quem lubrifica as mucosas.

Fome excessiva: O hipotálamo, área localizada no cérebro, manda a informação de que o organismo precisa ser hidratado e, dificilmente, reconhecemos a sensação, principalmente se não temos o costume de beber água, e supomos que seja vontade de comer.

Baixa imunidade: A falta de água diminui a resistência física, deixa as vias aéreas secas e impossibilita a expulsão de todas as impurezas do organismo, que acaba debilitado.

Dor nas articulações: A água está presente em fluidos encontrados nas articulações e funciona como um lubrificante. Com a desidratação, sentimos dores e não aguentamos movimentos muito fortes ou repetitivos.

Retenção de líquidos: Quanto menos água bebemos, mais o nosso organismo ira reter, na tentativa de não nos deixar passar pelo processo de desidratação.

Se você for praticante de atividade física, deve ter atenção em dobro.

O personal trainer Helder Souza afirmou que “o praticante bem hidratado tem maiores chances de bom desempenho nas suas atividades físicas, se comparado ao praticante mal hidratado. Desidratar significa perder fluídos que mantêm a funcionalidade do corpo adequada”.

Mas, afinal, quanto de água nosso corpo precisa? O recomendado é pegarmos o peso corporal e multiplicar por 35. O resultado é a quantidade em litros de água que devemos beber por dia. Ressalvo que o consumo de água deve ser diário, visto que, a todo momento, o corpo perde líquidos por meio do suor, da urina, expiração e das fezes.

Helder reforça ainda que “quando acontece a prática de atividade física regular, devemos dar atenção também aos horários. A recomendação é ingerirmos aproximadamente 600 ml de água antes da prática da atividade e 200 ml a cada 20 minutos. O restante do volume a ser ingerido deve ser distribuído ao longo do dia”.

Para os que não curtem muito beber água ou estão começando agora a incluí-la em sua rotina, apostem nos alimentos hidratantes, como: abobrinha, alface, rabanete, beterraba, chuchu, abacaxi, melão, melancia, laranja, pepino, jiló, tomate, nabo, couve-flor, maçã, uva e morango.

Esses alimentos são compostos por cerca de 90% de água. Outra sugestão são as águas aromatizadas. São fáceis de preparar, ganham um gostinho e continuam com a mesma eficácia e sem calorias.

Na dúvida, confira a dica do nosso personal: “procure o treinador e o nutricionista que te acompanham, e compartilhe sobre a melhor estratégia hídrica para você”!

Beba água antes de sentir sede! Sentir sede pode ser um indicativo crítico de desidratação! Bom final de semana!
 


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