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Cuidado com o excesso de sal!
Nutridicas

Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Mas Nutri, qual a quantidade de sal que posso consumir por dia?

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sal (NaCl) não deve ultrapassar 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale a, aproximadamente, uma colher de chá de sal.

No entanto, o brasileiro, devido ao consumo exagerado de alimentos processados e ultraprocessados, consome, em média, mais que o dobro do permitido, aproximadamente 12 g.

Como reduzir o consumo de sal?
1 – Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados. Eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros;

2 – Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;

3 – Evite também o uso de gordura animal, como o bacon, toucinho, entre outros;

4 – Não utilize saleiro à mesa;

5 – Não acrescente sal no alimento depois de pronto.

Diante dessas informações, que tal conhecer alguns tipos de sal?

– Sal refinado: é o mais comum e encontrado com facilidade nas cozinhas das donas de casa em geral. É aquele que deve ter o seu consumo controlado.

– Sal light: embora ainda seja refinado, este sal possui 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o que auxilia no equilíbrio hídrico do organismo, ou seja, sem retenção de líquidos devido ao sódio ingerido.
Porém, pacientes com doenças renais, não podem utilizá-lo devido ao potássio, que pode acumular-se e causar problemas cardíacos.

– Sal marinho: é muito semelhante ao refinado em relação à quantidade de sódio.

Sua diferença está no tamanho do grão, que é um pouco maior (mas não tanto quanto o sal grosso) e serve como realçador de seu sabor.

– Sal rosa do Himalaia: é o mais antigo, mais puro e mais saudável dos sais marinhos.

Sua cor rosada é proveniente dos mais de 80 minerais contidos no sal e que faz com que o sódio presente esteja reduzido a menos de 50%. Seu gosto é suave e pode ser usado para pratos em geral.

Bons hábitos começam com pequenas mudanças! Encontro com vocês na próxima semana!
 


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