Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Mas Nutri, qual a quantidade de sal que posso consumir por dia?

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sal (NaCl) não deve ultrapassar 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale a, aproximadamente, uma colher de chá de sal.

No entanto, o brasileiro, devido ao consumo exagerado de alimentos processados e ultraprocessados, consome, em média, mais que o dobro do permitido, aproximadamente 12 g.

Como reduzir o consumo de sal?
1 – Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados. Eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros;

2 – Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;

3 – Evite também o uso de gordura animal, como o bacon, toucinho, entre outros;

4 – Não utilize saleiro à mesa;

5 – Não acrescente sal no alimento depois de pronto.

Diante dessas informações, que tal conhecer alguns tipos de sal?

– Sal refinado: é o mais comum e encontrado com facilidade nas cozinhas das donas de casa em geral. É aquele que deve ter o seu consumo controlado.

– Sal light: embora ainda seja refinado, este sal possui 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o que auxilia no equilíbrio hídrico do organismo, ou seja, sem retenção de líquidos devido ao sódio ingerido.
Porém, pacientes com doenças renais, não podem utilizá-lo devido ao potássio, que pode acumular-se e causar problemas cardíacos.

– Sal marinho: é muito semelhante ao refinado em relação à quantidade de sódio.

Sua diferença está no tamanho do grão, que é um pouco maior (mas não tanto quanto o sal grosso) e serve como realçador de seu sabor.

– Sal rosa do Himalaia: é o mais antigo, mais puro e mais saudável dos sais marinhos.

Sua cor rosada é proveniente dos mais de 80 minerais contidos no sal e que faz com que o sódio presente esteja reduzido a menos de 50%. Seu gosto é suave e pode ser usado para pratos em geral.

Bons hábitos começam com pequenas mudanças! Encontro com vocês na próxima semana!
 


últimas dessa coluna


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …