Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Mas Nutri, qual a quantidade de sal que posso consumir por dia?

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sal (NaCl) não deve ultrapassar 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale a, aproximadamente, uma colher de chá de sal.

No entanto, o brasileiro, devido ao consumo exagerado de alimentos processados e ultraprocessados, consome, em média, mais que o dobro do permitido, aproximadamente 12 g.

Como reduzir o consumo de sal?
1 – Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados. Eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros;

2 – Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;

3 – Evite também o uso de gordura animal, como o bacon, toucinho, entre outros;

4 – Não utilize saleiro à mesa;

5 – Não acrescente sal no alimento depois de pronto.

Diante dessas informações, que tal conhecer alguns tipos de sal?

– Sal refinado: é o mais comum e encontrado com facilidade nas cozinhas das donas de casa em geral. É aquele que deve ter o seu consumo controlado.

– Sal light: embora ainda seja refinado, este sal possui 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o que auxilia no equilíbrio hídrico do organismo, ou seja, sem retenção de líquidos devido ao sódio ingerido.
Porém, pacientes com doenças renais, não podem utilizá-lo devido ao potássio, que pode acumular-se e causar problemas cardíacos.

– Sal marinho: é muito semelhante ao refinado em relação à quantidade de sódio.

Sua diferença está no tamanho do grão, que é um pouco maior (mas não tanto quanto o sal grosso) e serve como realçador de seu sabor.

– Sal rosa do Himalaia: é o mais antigo, mais puro e mais saudável dos sais marinhos.

Sua cor rosada é proveniente dos mais de 80 minerais contidos no sal e que faz com que o sódio presente esteja reduzido a menos de 50%. Seu gosto é suave e pode ser usado para pratos em geral.

Bons hábitos começam com pequenas mudanças! Encontro com vocês na próxima semana!
 


últimas dessa coluna


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …


Jejum intermitente: fazer ou não fazer?

De tempos em tempos, ouvimos falar de alguma dieta que está fazendo sucesso e emagrecendo celebridades no mundo inteiro. Todos querem saber o segredo para perder peso rápido e sem muito esforço, não …


Ano novo, novos hábitos

As festas acabam e um novo ano se inicia. Este começo desperta nas pessoas o desejo de fazer tudo diferente, mas muitas vezes entra ano, sai ano e nada foi feito. Diante disso, o início de 2019 pode …


Réveillon, e agora?

Réveillon, você sabe como é… porções fartas de saborosa comida, somadas a alguns goles a mais, são comuns nesta época do ano, o que acaba afetando o nosso organismo e, no dia seguinte, um mal-estar …


Natal sem culpa

Olá, queridos leitores. Como o Natal se aproxima, eu separei algumas dicas para ajudar vocês que não pretendem perder o foco nesta época tão bonita, ainda mais porque as ceias costumam estar …


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Frutas secas

Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …