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Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Crianças com déficit de atenção

| 05/06/2021, 10:45 10:45 h | Atualizado em 05/06/2021, 10:48

O déficit de atenção é um dos problemas mais comuns na idade escolar, fazendo com que alunos em várias idades apresentem um baixo rendimento com notas ruins, dificuldade de memorização, desorganização e falta de hábito de estudo.

O transtorno pode vir seguido de problemas de comportamento se a criança apresentar também um quadro de hiperatividade.

Essas crianças têm muitas dificuldades em focar atenção na aula e de estudar regularmente pela impossibilidade de organização, gerando consequentemente um grande desinteresse pelos estudos.

Elas ouvem muita coisa negativa sobre o seu desempenho e sua capacidade. Com o tempo isso vai abalando sua autoestima e elas deixam de acreditar em si mesmas e no seu potencial.

Elas recebem muitos adjetivos depreciativos que geram uma visão deturpada dos adultos que convivem com essas crianças. São vistas mais nos seus problemas do que no seu potencial.
Por causa dessa visão equivocada a seu respeito, seus valores e talentos não são percebidos, nem estimulados.

Se seu filho se enquadra nesse breve relato, é provável que ele tenha o transtorno do déficit de atenção seguido ou não de hiperatividade. Certamente ele precisará de ajuda especializada para lidar e superar esse problema.

Os pais devem tentar reconhecer quando se trata realmente do transtorno ou quando o problema é apenas de falta de limites em casa.

Uma pessoa que ouve sempre que é desordeiro, mau aluno, agressivo, destruidor, pode acabar incorporando o fracasso e acreditando ser uma má pessoa.

Assim, se falarmos algo positivo será muito bom e se falarmos algo ruim ele poderá acreditar e se tornar aquilo que foi falado tantas vezes. É uma profecia que é anunciada todos os dias.

Professores e pais precisam ficar atentos para não rotulá-los e impedir o desenvolvimento de seu potencial. Devem observar a capacidade dessas crianças e valorizá-las.

Já o diagnóstico deve ser cuidadoso e ter sempre um neurologista infantil acompanhando o caso para fazer o medicamentoso com critério, quando necessário.

A família e a escola devem estar juntas para lidar com a situação e desenvolver formas de ajudar o aluno.

Os pais devem:

Criar uma rotina e hábito de estudo no ambiente doméstico. Verificar diariamente a conclusão de tarefas escolares. Providenciar o atendimento terapêutico, quando houver indicação.
A escola deverá:

Localizar o aluno em num lugar que favoreça sua aprendizagem. Proporcionar um tempo maior de prova, caso necessário. Ministrar provas adaptadas que favoreçam melhor avaliação. Aplicar trabalhos extras que diversifiquem a avaliação da aprendizagem.

Crianças com déficit de atenção e hiperatividade são muito inteligentes e criativas.

Com adaptações simples de apoio na escola e na família, elas apresentarão uma melhora com um rendimento escolar superior.
 

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