X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

“Criação nova” é pleonasmo


Imagem ilustrativa da imagem “Criação nova” é pleonasmo

No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Preposição. 2. Flexão verbal. 3. Complemento verbal. 4. Dupla pronúncia. 5. Crase. 6. Pleonasmo. 7. Semântica. 8. Flexão de gênero. 9. Flexão de número.

21/06 (DOMINGO): Dia do Lixo no Lixo. Vejam-se duas situações em que aparece o verbo “necessitar”: 1. Necessito de que retirem urgentemente o lixo. 2. Necessita-se de garis. No primeiro exemplo, pode-se omitir a preposição “de” (Necessito que...). No segundo exemplo, com a partícula “se” seguida da preposição “de”, o verbo “necessitar” deve ficar sempre no singular.

22/06 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Orquidófilo. As formas “no(s)” e “na(s)” completam o sentido de verbos com marca de nasalidade, a qual é observada com o “til” (~), “m” ou “n”. Observem-se três exemplos dessa marca: “-ão”, “-õe” e “-am”. Leiam-se as seguintes frases: 1. A orquídea, deram-na de presente. 2. O vaso de flores, põe-no sobre a mesa.

23/06 (TERÇA-FEIRA): Dia do Lavrador. Há palavras que provocam dúvida quanto à pronúncia delas. Como exemplo, citam-se aqui os vocábulos “maquinário” e “maquinaria” (Exemplos: 1. O lavrador ficou impressionado com o maquinário da fazenda. 2. A maquinaria da fazenda estava abandonada.). Vale dizer que não existe “maquinária”, com acento agudo.

24/06 (QUARTA-FEIRA): Dia do Leite. É preciso ficar muito atento ao emprego da expressão “a partir”. Como se vê, não há sinal indicador de crase no termo “a”. Essa expressão indica “presente” ou “futuro” (Exemplos: 1. A partir de hoje, a reunião com os produtores de leite ocorrerá na sala 101. 2. A partir da próxima semana, não entregaremos mais leite ao laticínio “x”.).

25/06 (QUINTA-FEIRA): Dia da ABL (Academia Brasileira de Letras). O pleonasmo é um vício de linguagem. Trata-se de uma “repetição desnecessária”. Um exemplo de pleonasmo muito comum é a expressão “criar novo” (ou “criação nova”). Não há necessidade do adjetivo “novo(a)” (Exemplo: A editora criou um projeto ligado à Academia Brasileira de Letras.).

26/06 (SEXTA-FEIRA): Dia do Combate às Drogas. A “extradição” refere-se a um “acordo que há entre dois países”. Isso ocorre quando há solicitação de outro país (Exemplo: O Brasil solicitou aos EUA a extradição de perigoso traficante de drogas.). Caso não haja essa solicitação, ocorre a “expulsão” (Exemplo: O governo italiano expulsou o missionário brasileiro.).

27/06 (SÁBADO): Dia do Diabético. O registro de nome de tribos indígenas deve ser aportuguesado (Exemplo: Entre a tribo dos ianomâmis, não havia nenhum índio com diabetes). Como se observa, ocorre flexão de número nesse registro. Não há, porém, forma feminina para a flexão de gênero (Exemplo: A índia pataxó deu à luz cinco filhos.)

J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: