O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), ampliou seu espaço e sua relevância nas redes sociais.
Segundo o ranking do Índice de Popularidade Digital (IPD), elaborado pela Quaest Consultoria, o tucano saltou 14 posições: é agora o quarto prefeito com melhor desempenho. Covas aparece atrás de Alexandre Kalil (BH), ACM Neto (Salvador) e Marcelo Crivella (Rio). O prefeito de São Paulo recebeu alta na última quinta-feira do hospital Sírio Libanês, onde esteve internado desde 23 de outubro para tratar um câncer no trato digestivo e suas complicações.
2020. Aliados de Covas avaliam, com cuidado, que um tratamento bem sucedido melhora as chances dele na disputa pela reeleição. Para eles, o prefeito já é exemplo de superação, pois permaneceu trabalhando enquanto esteve no hospital.
Caiu. Crivella ficou em primeiro lugar por três meses, mas caiu para terceiro em outubro. Conseguiu se sustentar com críticas à mídia e polêmicas como a da censura, mas, mês passado, elas não foram suficientes.
Metodologia. O IPD é calculado com dados de Facebook, Twitter e Instagram. O índice leva em conta: seguidores, alcance de publicações, compartilhamento de postagens, engajamento e conteúdo positivo ou negativo na página do político.
Disputa. No cenário nacional, de janeiro a agosto, o apresentador Luciano Huck aparecia atrás apenas de Jair Bolsonaro. Desde então, vem perdendo espaço para Lula, que está em segundo lugar. Em primeiro, e crescendo, permanece o presidente do País.
Alto lá. A Associação Nacional de Procuradores do Trabalho (ANPT) avalia entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF contra a MP do Programa Verde-Amarelo.
Alto lá 2. A entidade alega que o governo está fazendo uma reforma trabalhista via medida provisória.
Mobilização. Centrais sindicais e oposição também se mobilizam contra a medida provisória. Realizam hoje a jornada nacional em defesa do emprego no Sindicato dos Químicos, em São Paulo. O evento contará com a presença de sindicalistas do Equador e do Chile.
De olho... Começa hoje a Enccla, mais importante evento nacional de combate à corrupção e lavagem de dinheiro. O ministro da Justiça, Sergio Moro, participará na próxima quinta-feira do seu encerramento.
…nos números. Nela, instituições compartilham resultados de 2019 e definem metas para o próximo ano. Entre os objetivos alcançados, a Justiça vai apresentar o Sistema de Movimentação Bancária (SIMBA) e as leis que modernizaram a lei de lavagem de dinheiro.
Agora vai. A reforma administrativa ainda nem chegou ao Congresso, mas sua relatoria deve ficar com o deputado Eduardo Cury (PSDB-SP). Por pouco, não relatou a Previdência, que acabou com outro tucano.
Logo ali. A expectativa é de que o Conselho de Ética do PSL comece a proferir sentença dos 19 acusados de infidelidade a partir do dia 26 de novembro.
Como fica. Amanhã, o PSL tem convenção nacional. Tudo fica como está, nas mãos de Luciano Bivar. Muda apenas a vice-presidência, que agora deve ficar a cargo de Júnior Bozzella.
Sobre a MP do Trabalho Verde-Amarelo
"A proposta é boa, mas o governo errou na comunicação. Mexer no seguro desemprego é a capitalização da Previdência”.
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.
No novo projeto de porte de armas enviado ao Congresso, o governo ressuscitou a inclusão dos agentes de trânsito como uma das categorias com a prerrogativa. Ela não constava no texto anterior, …
A cisma no grupo parlamentar responsável pela eleição de Jair Bolsonaro ameaça tirar do governo federal o controle da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Partidos de …
A CPI mista de Fake News ainda tem lenha para queimar, mas o presidente dela, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), já trabalha em medidas para tentar impedir a proliferação de notícias falsas. O …
Sérgio Moro já aprendeu uma valiosa regra da política: fazer do limão a limonada. Em balanço a ser apresentado nesta quinta-feira (12), deverá insistir que a aprovação do pacote anticrime, mesmo …
A postura um tanto blasé mantida em público pelo clã Bolsonaro e seus seguidores do Aliança em relação às eleições do ano que vem sofreu, em privado, uma inversão de sentido e já tem tons de euforia. …
Apesar das sinalizações de Rosa Weber pela impossibilidade de adotar a curto prazo a coleta de assinaturas digitais para a criação de novos partidos, uma ala de ministros do TSE avalia ser possível …
Em linhas gerais, a ideia da cúpula da comissão especial da Câmara instalada semana passada para analisar a PEC da segunda instância é: se a nova lei valerá para prender, valerá também para cobrar. …
O texto do PSDB a ser apresentado neste sábado (7) no congresso do partido em Brasília indicará alinhamento ao governo na economia, mas a palmos de distância do “bolsonarismo raiz” em questões de …
O saldo da primeira batalha do pacote de Sergio Moro no Congresso, segundo parlamentares, juristas e integrantes do governo, é desfavorável ao ex-juiz. Além de quebrar o eixo do projeto do …
Bem peneirado pela turma da CPMI das Fake News, o depoimento de Joice Hasselmann recolocou os trabalhos do colegiado na direção do objetivo sonhado pela “cúpula ampliada” do Congresso: descobrir quem …