Vacina para 333 mil adolescentes a partir da semana que vem
Escute essa reportagem

A partir do próximo dia 15, 333.739 adolescentes de 12 a 17 anos começarão a ser vacinados contra a covid-19 no Estado, conforme estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A informação foi reforçada pelo governador Renato Casagrande, durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira. Para a vacinação desse público, será usada a vacina da Pfizer, única autorizada para a faixa etária.
O Estado deve receber hoje 63.180 doses da Pfizer/BionTech. Ontem, chegaram ao Espírito Santo 42.120 doses do imunizante.
Essas remessas serão destinadas à terceira dose dos idosos acima de 70 anos e imunodeprimidos, primeira dose dos adolescentes indígenas aldeados e segunda dose da população em geral, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A imunização a partir da próxima semana será dos adolescentes em geral, sem comorbidades. Já aqueles com comorbidades e aldeados serão vacinados nos próximos dias, ainda sem data definida.
“Nós iniciaremos a vacinação dos adolescentes aldeados já nos próximos dias e também os adolescentes com comorbidades. A partir do dia 15, de fato, que chega a grande quantidade de doses de vacinas para vacinar os adolescentes em todo o País”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante a coletiva.
Segundo a infectologista Ana Carolina D'Ettorres, entre os benefícios da vacinação da faixa etária estão proteção individual e familiar e manutenção de atividades essenciais abertas. “Jovens têm muito potencial a responderem a vacinas, por terem um sistema imunológico com maior capacidade de produção de anticorpos”.
Já o infectologista Paulo Peçanha afirmou que a imunização é importante para a proteção coletiva. “A vacinação dos adolescentes junto ao reforço da população mais idosa podem gerar um efeito somatório, com um número ainda menor de casos, infecções e de óbitos, por consequência”, disse.
Como agendar
Cariacica
- Quando: amanhã, às 14h. Mas, há vagas do último agendamento.
- Link: vacinaeconfia.es.gov.br.
Terceira dose
- Ainda havia vagas do último agendamento, até a noite de ontem.
Serra
- Quando: às segundas e quintas-feiras, às 18h.
- Link: gti.serra.es.gov.br/saude/.
Terceira dose
- O município aguarda a chegada de doses para essa aplicação.
Vitória
- Quando: ainda não há previsão.
- Link: agendamento.vitoria.es.gov.br/ ou pelo aplicativo Vitória Online.
Terceira dose
- O município ainda não recebeu doses para essa aplicação.
Guarapari
- Quando: ainda não há previsão.
- Link: bit.ly/3jNNG68.
Terceira dose
- O município ainda não recebeu doses para essa aplicação.
Vila Velha
- Quando: às quintas e sextas-feiras.
- Link: agenda.vilavelha.es.gov.br/.
Terceira dose
- Depois que as pessoas acima de 70 anos completarem o prazo de seis meses após a 2ª dose, o município vai gradativamente abrir agendamento para novas doses de reforço.
Viana
- Quando: a partir de amanhã, moradores que ainda não tomaram a segunda dose (padrão ou meia dose), poderão se vacinar sem agendamento.
- Link: vacinaeconfia.es.gov.br.
Terceira dose
- Idosos acamados e com dificuldades motoras serão vacinados em casa; os demais idosos poderão comparecer às unidades de saúde, conforme cronograma que será divulgado.
Fonte: Prefeituras consultadas.
Comentários